Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-4Resumo
Este artigo aborda a leitura de textos que contemplam os registros verbal e imagético, a fim de possibilitar a reflexão sobre o modo como se constroem, linguística e discursivamente, representações sobre o outro/estrangeiro no cenário atual de deslocamentos e de fronteiras entre línguas-culturas. Com esse propósito, analisaremos uma fotografia e três charges, amplamente divulgadas nas mídias digitais, cuja temática é o fluxo migratório em direção ao continente europeu nos últimos anos. O viés teórico-conceitual dos estudos discursivo-desconstrutivistas permite-nos compreender que o funcionamento dessa tessitura se atrela não apenas a um imaginário cultural e historicamente construído, mas também às memórias visual e discursiva. Relacionamos a problemática em questão aos desafios que constituem o ensino-aprendizagem da leitura, por entendermos que, cada vez mais, ler imagens é uma exigência contemporânea, uma vez que estas atuam de forma predominante na constituição de sentidos e em nossa constituição como sujeitos atravessados pela linguagem e pelo discurso. A partir da análise realizada, entendemos que a tessitura verbo-imagética não se resume ao aspecto ilustrativo ou descritivo, mas consiste em uma possibilidade de abertura linguística a um campo potencial de sentidos e de discursos nos quais se produzem as subjetividades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.