Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética

Autores

  • Marluza Terezinha da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-4

Resumo

Este artigo aborda a leitura de textos que contemplam os registros verbal e imagético, a fim de possibilitar a reflexão sobre o modo como se constroem, linguística e discursivamente, representações sobre o outro/estrangeiro no cenário atual de deslocamentos e de fronteiras entre línguas-culturas. Com esse propósito, analisaremos uma fotografia e três charges, amplamente divulgadas nas mídias digitais, cuja temática é o fluxo migratório em direção ao continente europeu nos últimos anos. O viés teórico-conceitual dos estudos discursivo-desconstrutivistas permite-nos compreender que o funcionamento dessa tessitura se atrela não apenas a um imaginário cultural e historicamente construído, mas também às memórias visual e discursiva. Relacionamos a problemática em questão aos desafios que constituem o ensino-aprendizagem da leitura, por entendermos que, cada vez mais, ler imagens é uma exigência contemporânea, uma vez que estas atuam de forma predominante na constituição de sentidos e em nossa constituição como sujeitos atravessados pela linguagem e pelo discurso. A partir da análise realizada, entendemos que a tessitura verbo-imagética não se resume ao aspecto ilustrativo ou descritivo, mas consiste em uma possibilidade de abertura linguística a um campo potencial de sentidos e de discursos nos quais se produzem as subjetividades.

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Publicado

2016-11-03

Como Citar

DA ROSA, M. T. Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 3, p. 45–67, 2016. DOI: 10.14393/LL65-v32n3a2016-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33644. Acesso em: 5 nov. 2024.