De ‘novo’

uma tarefa oral de repetição imediata analisada a partir da hipótese da produção de Swain

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-2

Palavras-chave:

Repetição imediata, Tarefas, Performance oral, Língua adicional

Resumo

Tendo como por base a hipótese da produção de Swain (1985), esse artigo analisa o efeito que uma tarefa oral envolvendo repetição imediata teve na performance dos participantes. Dois grupos iniciantes de aprendizes de inglês como língua adicional no Brasil desempenharam uma tarefa oral de decisão em grupos. Inspirada na tarefa-carrossel de Lynch e MacLean (2001), os aprendizes desse estudo foram reagrupados de forma diferente e repetiram a tarefa oral em três ciclos sucessivos. Uma análise qualitativa baseada na produção oral de dois participantes é discutida em relação à acurácia. Além disso, a percepção dos aprendizes em relação a tarefa de repetição imediata é discutida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Zaccaron, UFSC

Mestrando do programa da pós-graduação em Inglês da UFSC. Professor de inglês certificado pelo CELTA (International House London).

Referências

BEI, G. X. Effects of immediate repetition in L2 speaking tasks: a focused study. English Language Teaching. N. 6/1, p. 11-19, 2013.

BYGATE, M. Effects of task repetition on the structure and control of oral language. In BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. (Org). Researching pedagogic tasks – second language learning and testing. Harlow: Longman. 2001b.

BYGATE, M.; SAMUDA, V. Integrative planning through the use of task repetition. In ELLIS, R. (org). Planning and Task Performance in Second Language. Amsterdam: John Benjamins., 2005, p. 37-74. https://doi.org/10.1075/lllt.11.05byg

DE BOT, K. The Psycholinguistics of the Output Hypothesis. Language Learning. n. 46, p. 529–555, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1467-1770.1996.tb01246.x

DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, qualitative and mixed methodologies. Oxford: University Press. 2007, p. 336.

DUFF, P. Repetition in foreign language interaction. In HALL, J. K.; VERPLAETSEL, S. (Eds.) Second and foreign language learning through classroom interaction. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates., 2000, p. 91-108

ELLIS, R. Task-based language teaching: sorting out the misunderstandings. International Journal of Applied Linguistics. n. 19/3, p. 221–246, 2009a.

FINARDI, K. Effects of task repetition on L2 oral performance. Trabalhos de Linguistica Aplicada. N. 47/1: p. 31-43, 2008.

KOWAL, M.; SWAIN, M. Using collaborative language production tasks to promote students’ language awareness. Language Awareness. n. 3/2. p. 73-93, 1994.

KRASHEN, S. The input hypothesis: issues and implications. London: Longman, 1985, p. 1-32.

KRASHEN, S. Comprehensible Output? System n. 26/2, p. 175-182, 1998.

LARSEN-FREEMAN, D. On the roles of repetition in language teaching and learning. Applied Linguistics Review. n. 3/2, p. 195 – 210, 2012.

LEVELT, W. J. M. Speaking: from intention to articulation. Cambridge, MA: The MIT Press, 1989. p. 543.

LYNCH, T.; MACLEAN, J. Exploring the benefits of repetition and recycling of a classroom task. Language Teaching Research. n. 4/3 p. 21-250, 2000.

LYNCH, T.; MACLEAN, J. A case of exercising: effects of immediate task repetition on learners’ performance. In BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. (Eds.), Researching pedagogic tasks second language learning, teaching and testing. Harlow: Pearson Education, 2001. p. 141-162.

LONG, M. H. The role of the linguistic environment in second language acquisition. In RITCHIE, W. C.; BAHTIA, T. K. (eds.), Handbook of second language acquisition. New York: Academic Press, 1996, p. 413-468

OXFORD, R. L. Task-based language teaching and learning: An overview. Asian EFL Journal. n. 8(3), p. 94-121, 2006.

RITCHIE, W. C.; BAHTIA, T. K. Introduction. In ________ (eds.). Handbook of second language acquisition. New York: Academic Press, 1996, p. 41-68

SARACENI, M. Relocating English: towards a new paradigm for English in the world, Language and Intercultural Communication, n. 9/3, p. 175-186, 2009.

SCHMIDT, R. Attention. In: P. Robinson (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524780.003

SKEHAN, P. A framework for the implementation of task based instruction. Applied Linguistics n. 17(1) p. 38-62, 1996.

SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998. 324 p.

SWAIN, M. Communicative Competence: Some roles of Comprehensible Input and Comprehensible Output in its Development. In GASS, S.; C. MADDEN, C. (ed.). Input in second language acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1985, p. 235-253.

SWAIN, M. Focus on form through conscious reflection. In DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (ed.) Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p. 64-81.

SWAIN, M. The output hypothesis and beyond: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In LANTOLF, J. P. (ed.) Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000, p. 97-114.

SWAIN, M. Integrating language and content teaching through collaborative tasks. The Canadian Modern Language Review, n. 58 (1), p, 44-63, 2001.

SWAIN, M.; LAPKIN, S. The evolving sociopolitical context of immersion education in Canada: Some implications for program development. International Journal of Applied Linguistics, n. 15(2), p. 169–186, 2005.

Downloads

Publicado

21.09.2018

Como Citar

ZACCARON, R. De ‘novo’: uma tarefa oral de repetição imediata analisada a partir da hipótese da produção de Swain. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1401–1427, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38369. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.