O ensino da leitura com o gênero tirinha a partir da Linguística do Texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-24

Palavras-chave:

Linguística do texto, Escola Básica, Leitura

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a reelaboração de uma atividade para a disciplina de Língua Portuguesa envolvendo interpretação através do  gênero tirinha que encontra-se no livro didático de Língua Portuguesa, do 7º ano do Ensino Fundamental, disponibilizado à turma durante o ano letivo de 2020. O objetivo foi realizar uma análise da atividade para, a partir dessa, propor uma nova perspectiva interpretativa e também a ampliação da mesma, levando em consideração o ensino de leitura teorizado na Linguística do Texto (doravante LT). Para fundamentar tal prática, recorreu-se ao aporte teórico de Koch (2015) na  LT, a fim de subsidiar as discussões propostas; contribuíram também Schneuwly et al. (2004), Koch e Elias (2014b), Köche e Marinello (2015)  para o ensino de gêneros textuais, e Koch e Elias (2014a) para o trabalho com leitura. Considerando a metodologia qualitativa, a qual permite considerar o contexto de aprendizagem dos estudantes, foi possível a (re)significação da atividade do livro didático, dado que, ao elaborar a ampliação de uma atividade pronta do livro, percebe-se o quão é pertinente trabalhar com a LT em sala de aula, uma vez que a teoria admite potencializar e ampliar as propostas de leitura e interpretação presentes nos livros didáticos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Andriele Bairros Gonçalves, UFSM

    Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

  • Naura Letícia Nascimento Coelho, UFSM

    Mestrado em Letras – Leitura e Cognição, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.  Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 7º ano: Língua Portuguesa. 7. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2012.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GONÇALVES, A. B.; MOTTA, V. R. A. Produção textual na escola básica: o gênero artigo de opinião. Revista Ícone, São Luís de Montes Belos, v. 18, n. 1, p. 87-107, 2018. Disponível em: https://www.revistadehistoria.ueg.br/index.php/icone/article/view/6495. Acesso em: 18 mar. 2023.

HILA, C. V. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1. ed. São Carlos: Claraluz, 2009. v. 1. p. 151-194.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetórias e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2014a.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2014b.

KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F. Gêneros textuais: práticas de leitura escrita e análise linguística. Petrópolis: Vozes, 2015.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é, como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983. (Série Debates I).

RAMOS, P. Humor nos quadrinhos. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

SANTOS, L. W. Ensino de gêneros textuais: contrapontos teóricos e propostas didáticas. In: CONGRESSO DA ABRALIN, 6., 2009, João pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2009. p. 2302-2308.

SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

21.04.2023

Como Citar

GONÇALVES, Andriele Bairros; COELHO, Naura Letícia Nascimento. O ensino da leitura com o gênero tirinha a partir da Linguística do Texto. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1724, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/67960. Acesso em: 3 maio. 2025.