“Autismo” e “autista”

um estudo lexicográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-18

Palabras clave:

Microestrutura, Autismo, Autista, Lexicografia

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise da microestrutura dos verbetes “autismo” e “autista” em dicionários da Língua Portuguesa. Para tanto, foram utilizados cinco dicionários disponíveis online. A microestrutura das palavras-entrada “autismo” e “autista” foi analisada de forma descritiva e quantitativa, por meio de quadros comparativos, nos quais distribuímos as informações conforme registro nos dicionários. Pautamo-nos nos pressupostos teóricos de Biderman (2001), Garriga Escribano (2003), Medina Guerra (2003), Porto Dapena (2002), Welker (2004); bem como consideramos as contribuições advindas das produções científicas existentes no tocante ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi possível constatar que os verbetes “autismo” e “autista” em geral não apresentam suas definições conforme os conhecimentos mais recentes sobre o transtorno, bem como nem sempre mencionam a nomenclatura vigente “TEA”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aneilza de Carvalho Ferreira, UFMS

Mestranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Bruno Oliveira Maroneze, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados.

Citas

BERTAGLIA, B. Uma a cada 44 crianças é autista. Autismo e Realidade. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/2022/02/04/uma-a-cada-44-criancas-e-autista-segundo-cdc. Acesso em : 15 jul. 2022.

BIDERMAN, M. T. C. A ciência da Lexicografia. In: BIDERMAN, M. T. C. Lexicologia e Lexicografia. Alfa, 28 (Suplemento), p. 1-26, 1984.

BIDERMAN, M. T. C. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnicas. In: Oliveira, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N (ed.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. Vol. I. Campo Grande: UFMS, 1998. p. 129-142.

BIDERMAN, M. T. C. As Ciências do Léxico. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. As Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. 2 ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2001. p. 13-22.

BORBA, F. S. Organização de dicionários: uma introdução à Lexicografia. São Paulo: UNESP, 2003.

COUTINHO, A. A. et al. Do DSM-I ao DSM-5: efeitos do diagnóstico psiquiátrico “espectro autista” sobre pais e crianças. Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública. 2013. Disponível em: http://psicanaliseautismoesaudepublica.wordpress.com/2013/04/11/do-dsm-i-ao-dsm-5-efeitos-do-diagnostico-psiquiatrico-espectro-autista-sobre-pais-e-criancas. Acesso em: 06 jun. 2021.

CUNHA. A. G. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

EVANS, B. How autism became autism. The radical transformation of a central concept of child development in Britain. History of the Human Sciences, vol. 26, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3757918.

Acesso em: 15 jul. 2022. DOI https://doi.org/10.1177/0952695113484320

FERNANDEZ-SEVILLA, J. Problemas de lexicografía actual. Bogotá: Instituto Caro e Cuervo, 1974.

GARRIGA ESCRIBANO, C. La microestructura del diccionario: las informaciones lexicográficas. MEDINA GUERRA, Antonia, M. (coord.). Lexicografía española. Barcelona: Ariel Lingüística, 2003. p. 103-126.

MEDINA GUERRA, A. M. La microestructura del diccionario: la definición. In: MEDINA GUERRA, A. M. (coord.). Lexicografía española. Barcelona: Ariel Lingüística, 2003. p. 127-146.

OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande (MS): Ed. UFMS, 1998.

PAIVA JUNIOR, F. O que é o autismo? Canal Autismo, vol. V, n. 04, março/abril/maio 2019. Disponível em: https://www.canalautismo.com.br/o-que-e-autismo. Acesso em: 15 jul. 2022.

PAIVA JUNIOR, F. Novo estudo indica prevalência: 1 em cada 30 crianças nos EUA é autista. Canal Autismo, 2022. Disponível em: https://www.canalautismo.com.br/noticia/novo-estudo-indica-prevalencia-1-em-cada-30-criancas-nos-eua-e-autista. Acesso em: 15 jul. 2022.

PEREIRA, R. R. O dicionário pedagógico e a homonímia: em busca de parâmetros didáticos. 2018b, p. 209. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista (Unesp). Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/153693. Acesso em: 30 set. 2022.

PORTO DAPENA, J.-A. Lexicografía y Diccionario. In: PORTO DAPENA, J.-A. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: ARCO/LIBROS, S. A., 2002. p. 15-41.

PORTO DAPENA, J.-A. Tipos de diccionarios. In: PORTO DAPENA, J.-A. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: ARCO/LIBROS, S. A., 2002.

REY-DEBOVE, J. Le dictionnaire comme discours sur la chose et discours sur le signe. Semiotica, v. 1-2. p. 185-195, 1969. DOI https://doi.org/10.1515/semi.1969.1.2.185

RODRIGUES-PEREIRA, R. Parâmetros para a organização lexicográfica de formas homônimas homófonas não homógrafas destinadas a dicionários pedagógicos. In: RODRIGUES-PEREIRA, R.; COSTA, D. S. S. (org.). Estudos em lexicografia: aspectos teóricos e práticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 137-159.

TAMANAHA, A. C.; PERISSINOTO, J.; CHIARI, B. M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 13, n. 3, 2008. Acesso em: 15 jul. 2022. DOI https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000300015

TOMASINI, M. E. A. Expatriação Social e a segregação institucional da diferença: Reflexões. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. 12. ed. Campinas: Papirus, 2012. Cap. 3, p. 111-34.

WELKER, H. A. Dicionários: Uma pequena introdução à Lexicografia. 2. ed. revista e ampliada. Brasília: Thesaurus, 2004.

WERNER, R. Léxico y teoría general del lenguaje. In: HAENSCH, G. et al. La Lexicografia. De la Lingüística teórica a la Lexicografia práctica. Madrid: Editorial Gredos, 1982. p. 20-94.

WIEGAND, H. E. On the structure and contents of a general theory of lexicography. 1984. Disponível em: https://euralex.org/elx_proceedings/Euralex1983/007_Herbert%20E.%20Wiegand%20(Heidelberg)%20-%20On%20the%20structure%20and%20contents%20of%20a%20general%20theory%20of%20lexico.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.

ZAVAGLIA, C. Metodologia em ciências da linguagem: lexicografia In: GONÇALVES, A. V.; GÓIS, M. L. S. (org.). Ciências da Linguagem: o fazer científico? Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1. p. 163-177.

Publicado

2023-03-17

Cómo citar

FERREIRA, A. de C.; MARONEZE, B. O. “Autismo” e “autista”: um estudo lexicográfico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1718, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/67713. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos