Concepção de gramática e de ensino de gramática nas obras de Neves

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-15

Palabras clave:

Gramática, Ensino de gramática, Ensino de língua portuguesa, A Gramática do Português Revelada em Textos

Resumen

Este trabalho, fruto de uma pesquisa para dissertação de mestrado e abrigado nos estudos de um grupo de pesquisa e estudos linguísticos no Pará, objetivou analisar a mais recente gramática da linguista Maria Helena de Moura Neves, “A Gramática do Português Revelada em Textos” (GPRT), publicada em 2018, a fim de verificar qual a concepção de gramática e de ensino de gramática que emerge da referida obra. A partir de pesquisa bibliográfica, constituída por cinco livros de Neves, foi feita a análise e o desenvolvimento de possíveis respostas a quatro perguntas norteadoras que constituem os objetivos específicos deste trabalho, a saber, que é gramática?; que é ensinar gramática?; para que ensinar gramática?; e como ensinar gramática?. Estas perguntas norteadoras constituem perguntas do subprojeto, desenvolvido, desde 2017, “Análise de gramáticas escritas por linguistas brasileiros”, abrigado dentro de um projeto mais amplo, “Língua, gramática e variação”. Assim, para a GPRT, gramática é um sistema adaptável e sensível às pressões do uso, por isso ajustáveis; e ensinar gramática é olhar a língua e as suas inter-relações de forma reflexiva. O ensino de gramática deve mostrar como a gramática organiza as relações, produz as significações e os efeitos pragmáticos dentro de um contexto. O ensino de gramática não deve se dissociar das vivências de linguagem: para refletir sobre a língua, deve-se levar em conta o contexto em que se produziu aquele texto.

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Biografía del autor/a

Ediene Pena Ferreira, UFOPA

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Thaiza Oliveira da Silva, SEDUC-PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

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Publicado

2022-02-01

Cómo citar

FERREIRA, E. P.; SILVA, T. O. da. Concepção de gramática e de ensino de gramática nas obras de Neves. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 794–842, 2022. DOI: 10.14393/DL50-v16n2a2022-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/61994. Acesso em: 21 nov. 2024.

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