Marcas de uso e redes medioestruturais de verbetes sobre homossexual masculino em dicionários escolares

Autores/as

  • Hugo Leonardo Gomes dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0002-1180-8254
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Pedro Henrique Lima Praxedes Filho Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-17

Palabras clave:

Homossexual masculino, Dicionário escolar, Marcas de uso, Pejorativo

Resumen

Nosso objetivo foi investigar quais as marcas de uso utilizadas nos dicionários escolares tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático 2012 para indicar as restrições e os contextos de uso de palavras relacionadas a homossexual masculino, bem como suas implicações para a compreensão dos sentidos ali expressos. Buscamos fundamentação teórica nos campos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2004; PONTES, 2009; 2012; GARRIGA ESCRIBANO, 1994; 1995; FAJARDO, 1997) e operamos uma pesquisa descritiva e qualitativa. Apresentamos um levantamento de 11 entradas relacionadas a homossexual masculino, totalizando 44 verbetes extraídos de cinco dicionários escolares. A partir das definições selecionadas, elaboramos redes de fluxo de sentido, redes medioestruturais, e analisamos o posicionamento das marcas de uso empregadas por cada dicionário, nas redes elaboradas, e os padrões de marcação de cada palavra. Em relação às conclusões, podemos destacar dois aspectos: (1) a marca mais recorrente em nosso corpus foi a que se refere ao uso pejorativo, indicando os contextos discriminatórios em que essas palavras são empregadas; e (2) palavras marcadas, como “bicha”, “baitola” e “maricas”, por exemplo, estão posicionadas às margens da rede e o fluxo de sentidos converge dessas palavras para as palavras não marcadas “gay” e “homossexual”.

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Biografía del autor/a

Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará.

Antônio Luciano Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista. Professor Titular do Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará.

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WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.

Publicado

2019-01-19

Cómo citar

SANTOS, H. L. G. dos; PONTES, A. L.; PRAXEDES FILHO, P. H. L. Marcas de uso e redes medioestruturais de verbetes sobre homossexual masculino em dicionários escolares. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2384–2410, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41313. Acesso em: 22 nov. 2024.