Competência Tradutória

o desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução

Autores/as

  • Tania Liparini Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Leipnitz

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL32-v11n5a2017-18

Palabras clave:

Abordagens Cognitivas da Tradução, Formação de Tradutores, Estudo longitudinal

Resumen

Este artigo apresenta um recorte do projeto Competência Tradutória e Formação de Tradutores: o desenvolvimento das subcompetências específicas do tradutor (CNPq 485158/2013-2), cujo objetivo é investigar o desenvolvimento da competência tradutória em um grupo de tradutores em formação, a partir de um estudo longitudinal de abordagem processual. Serão discutidos aqui os resultados – obtidos na primeira e segunda etapa do projeto – relativos ao desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução. Para a coleta e análise dos dados sobre conhecimentos em tradução, seguimos a metodologia de PACTE (2008). Esses dados foram cruzados com a avaliação da qualidade das traduções, realizada com base nos critérios de PACTE (2011b) e na ferramenta de avaliação Translation Quality Assessment Tool (COLINA, 2008). Os resultados obtidos até o momento apontam para o progresso no desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução dos sujeitos, no período compreendido entre a primeira e a segunda etapa da coleta de dados. A pesquisa se encontra em andamento; espera-se, ao final do projeto, além de confirmar os resultados obtidos até o momento, contribuir para ampliar os conhecimentos sobre aquisição da competência tradutória e fomentar reflexões que levem a melhorias no ensino de tradução.

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Biografía del autor/a

Tania Liparini, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Mediações Interculturais da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Atuação na área de Estudos da Tradução e Formação de Tradutores.

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Publicado

2017-12-21

Cómo citar

LIPARINI, T.; LEIPNITZ, L. Competência Tradutória: o desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 5, p. 1727–1745, 2017. DOI: 10.14393/DL32-v11n5a2017-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37449. Acesso em: 5 nov. 2024.