O O conceito de letramento multimodal crítico na escola

o que dizem os professores de inglês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-12

Palabras clave:

Recursos semióticos visuais, Letramento multimodal crítico, Professores de inglês

Resumen

Para uma participação bem-sucedida em sociedade, precisamos de conhecimentos de letramento multimodal crítico (LMC), ou seja, conhecimentos sobre a combinação crítica e reflexiva de diferentes recursos semióticos, em especial, destacamos os visuais, em diferentes gêneros discursivos. A escola tem papel fundamental no desenvolvimento de conhecimentos de LMC pelos estudantes, para tanto, o objetivo deste trabalho é verificar como professores de inglês recontextualizam esses conhecimentos na escola. Neste estudo, tomamos como base teórica e metodológica a Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008a), e como corpus respostas a entrevistas de professores de inglês de escolas públicas de Santa Maria, Brasil. A análise das respostas às entrevistas revela que a necessidade de conhecer e de mobilizar os recursos semióticos ao agir socialmente é reconhecida pelos professores. Porém, o elemento crítico do conceito de LMC não é enfocado, o que indica a necessidade de refletirmos sobre nosso papel como professores de inglês, no sentido de possibilitar aos estudantes conhecimentos para a combinação de distintos recursos semióticos em diferentes gêneros e contextos de maneira crítica e reflexiva.

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Biografía del autor/a

Daiane Aline Kummer, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2016-08-26

Cómo citar

KUMMER, D. A. O O conceito de letramento multimodal crítico na escola: o que dizem os professores de inglês. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 996–1018, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32950. Acesso em: 22 jul. 2024.