Designing English Teaching Activities Based On Popular Music Lyrics From A Corpus Perspective
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL18-v9n2a2015-6Palabras clave:
Linguística de Corpus, Atividades Didaticas, Itens Lexicais, Musica.Resumen
O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto utilizamos na análise dois corpora, sendo um denominado corpus de estudo, composto por aproximadamente 150.000 palavras provenientes de 585 letras de música em inglês de artistas britânicos e norte-americanos, e outro, de referência (COCA), que foi comparado ao corpus de estudo a fim de que as características léxico gramaticais mais salientes das letras de música fossem levantadas. A partir dos Itens Lexicais (ILs) encontrados, montou-se um banco de dados com vários tipos de exercícios, para que o professor possua uma variedade de exercícios a serem aplicados em sala de aula. Os referidos exercícios seguiram os seguintes critérios de elaboração: (1) os exercícios devem ser replicáveis, (2) de fácil adaptação e (3) pouco tempo de preparação para o professor, (4) com conteúdo fixo e variável, (5) além de serem divertidos, ou seja, que levem os alunos a se sentirem motivados a realizá-los e aumentassem seu interesse pelo aprendizado da língua com música.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.