A construção do sentido histórico no discurso da imprensa sobre a privatização da Telebrás
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL5-v3n1a2009-1Palabras clave:
Análise do Discurso, Privatização, TelebrásResumen
Neste artigo, procuramos compreender, com base nos príncípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), na tradição aberta por Michel Pêcheux, a produção do significado "histórico" no discurso da imprensa, em especial dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo - sobre a privatização das empresas do sistema Telebrás, em 1998. Para tanto, observa-se o tratamento dado por estes veículos de comunicação a este acontecimento, em 29 de julho de 1998, por meio das regularidades discursivas que podem ser descritas. A tomada de posição privatista dos jornais analisados tenta cristalizar o sentido histórico para a privatização, interpretada como um evento importante para a sociedade brasileira.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Fernando Felício Pachi Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.