A leitura como desconstrução de estereótipos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL3-v2n1a2008-10Palabras clave:
Leitura, Cognição social, Desconstrução de estereótiposResumen
A reflexão sobre leitura centra-se em estratégias de ensino com foco na desconstrução de imagens estereotipadas construídas social e culturalmente. Este artigo, de relato de pesquisa, estrutura-se em três etapas: quadro teórico, relato e argumentação. Engloba atividades de leitura desenvolvidas com uma classe de 22 alunos, do final do Ciclo II, da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola Municipal situada em Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. O corpus deste estudo constitui-se por dois textos veiculados na mídia impressa, e fundamenta-se nas teorias de Protótipos e Estereótipos. (Taylor, 1989), (Hamilton & Trolier, 1996), (Sherman, 1996) e na Análise Crítica do Discurso (Van Djik, 1997).
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Waldivia Maria de Jesus
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.