Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL1-v1n1a2007-5Palabras clave:
Análise Crítica do Discurso, Sintaxe, Português Língua Estrangeira (PLE)Resumen
Uma análise do material de ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) ora existente no mercado revelará que as situações de conversação a que são expostos os alunos prendem-se, em sua maioria, paradoxalmente apenas à sintaxe do português culto escrito. Tal modalidade da língua acaba por distanciar-se do português oral utilizado pelos brasileiros em sua prática cotidiana. A sintaxe do português falado, essencial para a comunicação, é pouco explorada no material didático de PLE. Levando-se em conta a proposta da Análise Crítica do Discurso de estudar a linguagem como prática social e, para tal, considerar o papel crucial do contexto, a relação entre linguagem e poder e respectivas marcas ideológicas, investigamos até que ponto isso poderia ser útil nos materiais de PLE, haja vista o forte viés intercultural naturalmente presente no ensino de língua estrangeira.Descargas
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Derechos de autor 2007 Sérgio Sérgio Duarte Julião da Silva
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