The expressiveness of the school writing

teaching/learning alive language

Authors

  • Sirleide de Almeida Lima Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português (2009) e Mestre em Estudos Linguísticos (2013) pela Universidade Federal de Goiás. Foi professora substituta - CEPAE - UFG da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, escrita e ensino.
  • Sinval Martins de Sousa Filho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-11

Keywords:

Mother tongue, Concrete utterance, Expressiveness, Poetic genre

Abstract

In this paper, we analyze the expressiveness of school texts produced in a poetry workshop and we investigate linguistic-discursive marks in assembling and disassembling lexical-grammatical arrangements. The workshop proposal provided the youngsters with discussions on different discursive genres; especially the texts related to the poetic genres that allow reflection on the language and a work with expressive resources that are concretized in a unique way. Inscribed in Bakhtin's philosophical-linguistic presuppositions, we discuss the repercussion of the definition of language as an object of linguistic studies and the need for epistemological systematization in the values that fall on the reflections of didactic-methodological procedures in the teaching of mother tongue. The methodological contribution focuses on the case study and the Bakhtin methodological postulates for the study of utterances. The results allow us to consider that the written production articulated to a process of verbal interaction improves the writing proficiency and the students' degrees of discursive adequacy.

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Author Biographies

Sirleide de Almeida Lima, Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português (2009) e Mestre em Estudos Linguísticos (2013) pela Universidade Federal de Goiás. Foi professora substituta - CEPAE - UFG da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, escrita e ensino.

Mestre em Estudos Linguísticos

Sinval Martins de Sousa Filho, Universidade Federal de Goiás

Professor Associado (DE) na Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás, onde atua na Graduação (Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Linguística) e na Pós-graduação (Estudos Linguísticos), é Pós-Doutor em Psicolinguística (UnB), Mestre e Doutor em Letras e Linguística (UFG/Unicamp). Foi consultor/professor da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e Formador Nacional e Consultor do Ministério da Educação - MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, Linguística e formação inicial e continuada de professores. Tem atuado principalmente nas seguintes áreas temáticas: língua portuguesa, língua xerente, educação intercultural, educação bilíngue, gêneros textuais/discursivos e análise linguística, letramento, léxico e sintaxe, . De outubro de 2008 a outubro de 2010, atuou como coordenador de Estágio - Licenciatura em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras/UFG. De março de 2010 a abril de 2012 foi coordenador do Subprojeto Letras: Português - PIBID/CAPES-UFG. Atualmente, é líder, juntamente com Silvia L. B. Braggio, do grupo de pesquisa Grupo de Educação e Língua Indígena da Universidade Federal de Goiás/CNPq e também é líder do projeto Leitura e escrita: ações de mediação pedagógica. Participa como pesquisador dos projetos de pesquisa 'Projeto Línguas Indígenas Ameaçadas: Documentação (descrição e análise) e Tipologia Sociolinguísticas ( CNPq ? processo n. 501337/2003-2), iniciado em agosto de 2003, coordenado pela profa. Silvia L. B. Braggio e Rede de Estudos da Língua Portuguesa ao Redor do Mundo, coordenado pela profa. Vânia Casseb. Coordena o projeto de pesquisa Aquisição da língua Xerente. Foi subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG e conselheiro do Museu Antropológico/UFG, no período de 2014 a 2017.

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Published

2018-09-21

How to Cite

LIMA, S. de A.; SOUSA FILHO, S. M. de. The expressiveness of the school writing: teaching/learning alive language. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1662–1698, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40641. Acesso em: 23 nov. 2024.