Designing English Teaching Activities Based On Popular Music Lyrics From A Corpus Perspective
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL18-v9n2a2015-6Keywords:
Linguística de Corpus, Atividades Didaticas, Itens Lexicais, Musica.Abstract
O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto utilizamos na análise dois corpora, sendo um denominado corpus de estudo, composto por aproximadamente 150.000 palavras provenientes de 585 letras de música em inglês de artistas britânicos e norte-americanos, e outro, de referência (COCA), que foi comparado ao corpus de estudo a fim de que as características léxico gramaticais mais salientes das letras de música fossem levantadas. A partir dos Itens Lexicais (ILs) encontrados, montou-se um banco de dados com vários tipos de exercícios, para que o professor possua uma variedade de exercícios a serem aplicados em sala de aula. Os referidos exercícios seguiram os seguintes critérios de elaboração: (1) os exercícios devem ser replicáveis, (2) de fácil adaptação e (3) pouco tempo de preparação para o professor, (4) com conteúdo fixo e variável, (5) além de serem divertidos, ou seja, que levem os alunos a se sentirem motivados a realizá-los e aumentassem seu interesse pelo aprendizado da língua com música.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.