A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-12Keywords:
netspeak, aprendiz de língua inglesa, InternetAbstract
O advento da Internet significou não apenas tecnologia e atualização, mas também o surgimento de novas palavras e expressões características do meio digital (CRYSTAL, 2001). Hoje, as pessoas têm a necessidade de interagir com o computador, o que faz com que o netspeak - termo da língua inglesa para "internetês" - se difunda rapidamente entre aqueles que têm acesso à Internet. Para verificar a incidência dessa linguagem na escrita, foram aplicados questionários em língua inglesa aos aprendizes de uma escola de idiomas de Uberaba por meio da ferramenta Google docs. Nosso objetivo foi identificar se, mesmo em suporte digital, os alunos se sentiriam à vontade em utilizar a linguagem de rede na escrita desse questionário, que possuía fins acadêmicos. Foram coletadas informações de 14 alunos adolescentes e jovens adultos considerados "nativos digitais" (PRENSKY, 2001), e a análise dos dados apontou que, por se tratar de um contexto acadêmico, alguns entrevistados se intimidaram no uso da linguagem de rede, apesar do suporte pelo qual foi realizado o questionário. Após essa análise, foi agendado, ainda, um chat (situação mais informal que o questionário, porém acondicionado no mesmo suporte) para que pudéssemos embasar essa suposição.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.