A construção do sentido histórico no discurso da imprensa sobre a privatização da Telebrás
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL5-v3n1a2009-1Keywords:
Análise do Discurso, Privatização, TelebrásAbstract
Neste artigo, procuramos compreender, com base nos príncípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), na tradição aberta por Michel Pêcheux, a produção do significado "histórico" no discurso da imprensa, em especial dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo - sobre a privatização das empresas do sistema Telebrás, em 1998. Para tanto, observa-se o tratamento dado por estes veículos de comunicação a este acontecimento, em 29 de julho de 1998, por meio das regularidades discursivas que podem ser descritas. A tomada de posição privatista dos jornais analisados tenta cristalizar o sentido histórico para a privatização, interpretada como um evento importante para a sociedade brasileira.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2009 Fernando Felício Pachi Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.