Influências do Paradigma Tradicional de Gramatização no ensino

as classes substantivo e adjetivo nos livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-14

Palavras-chave:

Paradigma Tradicional de Gramatização, Classes de Palavras, Livros Didáticos

Resumo

O presente estudo parte da hipótese de que o Paradigma Tradicional de Gramatização (PTG) influencia diretamente na abordagem dos fatos linguísticos com fins pedagógicos e busca desenvolver uma análise das classes substantivo e adjetivo em manuais didáticos contemporâneos. Em um primeiro momento, apresenta-se o surgimento e a evolução do PTG no contexto brasileiro; depois, discutem-se os principais problemas evidenciados no ensino das classes de palavras da Língua Portuguesa; e, por fim, desenvolve-se a análise da abordagem dos substantivos e adjetivos em um manual didático de 6º ano do Ensino Fundamental II, sob a ótica das postulações Neves (2017). Para isso, será realizada uma pesquisa inicialmente bibliográfica e qualitativa, no que tange à análise tecida. Como conclusões, constatou-se que os livros didáticos ainda apresentam definições incipientes para as classes dos substantivos e adjetivos, com problemas relativos à confusão de critérios e fluidez de categorias.

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Biografia do Autor

Adriene Ferreira de Mello, UERJ

Mestranda em Língua Portuguesa, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

07.01.2022

Como Citar

MELLO, A. F. de. Influências do Paradigma Tradicional de Gramatização no ensino: as classes substantivo e adjetivo nos livros didáticos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 766–793, 2022. DOI: 10.14393/DL50-v16n2a2022-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/62080. Acesso em: 27 jul. 2024.