Ressignificação do ensino de gramática

uma discussão teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL43-v14n3a2020-10

Palavras-chave:

Linguística Textual, Ensino de língua portuguesa, Gramática, Análise Linguística

Resumo

Neste artigo de natureza bibliográfica e fundamentado nos postulados teóricos da Linguística Textual de Vertente Sociocognitivo-interativa objetivamos desenvolver uma revisão crítica das mudanças ocorridas no ensino da língua portuguesa que, desencadeadas pelo desenvolvimento dos estudos linguísticos, possibilitaram novas conceituações, novos modos de se pensar a língua e, desse modo, rupturas com concepções já postas. Para tanto, evidenciamos o ensino da língua não só como forma, mas também como conteúdo, privilegiando-se, pois, as atividades de leitura e escrita como atividades sui generis para se efetuar a transposição do ensino gramatical para o ensino da Análise Linguística.

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Biografia do Autor

Marilda Alves Adão Carvalho, Universidade Estadual de Goiás - Quirinópolis

Professora de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás- Campus de Quirinópolis. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU.

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Publicado

08.06.2020

Como Citar

ADÃO CARVALHO, M. A. Ressignificação do ensino de gramática: uma discussão teórica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 3, p. 978–999, 2020. DOI: 10.14393/DL43-v14n3a2020-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47048. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Revisão de Literatura

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