Poder e saber nos documentos de estágio

a educação profissional como governamentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-15

Palavras-chave:

Documentos de estágio, Educação profissional, Discurso, Governamentalidade, Estágio

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as concepções de estágio nos documentos de estágio do IFSC e a sua articulação com as normas sobre o estágio e a educação profissional como táticas de governamentalidade, desde o surgimento até a atual configuração dos estágios nessa instituição de ensino. O estudo tem por base os princípios de Michel Foucault sobre discurso, documento, monumento, poder/saber e governamentalidade. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e as reflexões decorrentes sugerem que o discurso sobre estágio foi construído a partir de articulações entre poder/saber nos campos do trabalho, da economia, da política e da educação como táticas de governamentalidade.

 

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Biografia do Autor

Rosana Aparecida de Mello Garcia, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina IFSC - Instituto Federal de santa Catarina

Universidade Federal de Santa CatarinaPrograma de Pós-Graduação em Linguística

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Publicado

03.02.2019

Como Citar

GARCIA, R. A. de M. Poder e saber nos documentos de estágio: a educação profissional como governamentalidade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 349–376, 2019. DOI: 10.14393/DL37-v13n1a2019-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/42068. Acesso em: 22 jul. 2024.