Interatividade e Adaptabilidade

reflexões sobre a ferramenta ELO Cloud e suas potencialidades no ensino de línguas

Autores/as

  • Camila Gonçalves dos Santos do Canto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Gabriela Bohlmann Duarte Universidade Federal do Pampa – Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-7

Palabras clave:

ELO Cloud, Ensino de Línguas, Ferramenta Interativa

Resumen

O presente artigo apresenta o sistema interativo de autoria – Ensino de Línguas Online (ELO Cloud) – fundamentado em pesquisas desenvol-vidas pelas autoras com o uso dessa ferramenta. A ELO Cloud é um sistema em que são disponibilizadas ao professor possibilidades de elaboração de mate-riais voltados ao ensino de línguas de maneira interativa, dinâmica e aberta. Neste artigo, buscamos apresentar ao leitor o ELO Cloud de modo a refletir sobre a sua potencialidade no que tange à elaboração de atividades interativas e adaptáveis voltadas para o ensino e aprendizado de línguas. Nesse sentido, discorreremos sobre a importância dos módulos Memória, Cloze e Composer com base nas pesquisas desenvolvidas pelas autoras.

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Biografía del autor/a

  • Camila Gonçalves dos Santos do Canto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2009), Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2012) e Doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2014), atualmente é professora adjunta no curso de Licenciatura em Letras modalidade a distância na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atua na área da Linguística Aplicada, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Línguas mediada por meio das novas tecnologias, tendo como objetos de pesquisa o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos, Webquests, metodologias de ensino de línguas a distância e formação de professores. Tem especial interesse pela Teoria da Atividade (TA), Teoria da Cognição Distribuída (CD) e pelo Ensino Baseado em Tarefas (EBT).

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Publicado

2019-10-08

Cómo citar

DOS SANTOS DO CANTO, Camila Gonçalves; BOHLMANN DUARTE, Gabriela. Interatividade e Adaptabilidade: reflexões sobre a ferramenta ELO Cloud e suas potencialidades no ensino de línguas . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 971–994, 2019. DOI: 10.14393/DL39-v13n3a2019-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/42030. Acesso em: 3 may. 2025.