A argumentação como ferramenta de reflexão e negociação para a construção de um projeto pedagógico interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-14Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Interdisciplinaridade, ArgumentaçãoResumo
A prática argumentativa não é tão somente a expressão de uma avaliação individual, mas se constitui como uma contribuição para o processo comunicativo entre pessoas ou grupos, que trocam ideias com o propósito de deliberar sobre as suas diferenças de opinião (VAN EEMEREN; GOOTENDORST, 2009, p. 55). Nesse processo, destacamos a natureza dual de negociação e mudança da argumentação, que a constitui como um recurso epistêmico de mediação na construção do conheci-mento (LEITÃO, 1999). Considerando essa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar o processo argumentativo desencadeado em um programa de formação continuada de professores com vistas à discussão do conceito de interdisciplinaridade e à produção de atividades pedagógicas interdisciplinares, desenvolvido com docentes de uma escola pública de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Santa Maria, RS. Para tanto, adotamos os planos de Interdisciplinaridade propos-tos por Lenoir (2008). O corpus é constituído por transcrições de três sessões reflexivas realizadas ao longo de 2013, que se constituíram como as mais signi-ficativas desse processo reflexivo, desenvolvido como parte de uma investigação de mestrado. A análise das sessões evidenciou a presença de sequências de ações discursivas. Essas ações impulsionaram as negociações dos participantes na constituição de um projeto pedagógico interdisciplinar na escola. O processo argumentativo desenvolvido nas sessões reflexivas auxiliou na orga-nização de ideias, na tomada de posições e, consequentemente, na construção do pensamento reflexivo das participantes.
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