Dicionário em sala de aula

análise da macro e microestrutura textual

Autores

  • Thiago Leonardo Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Maria Ramos Pinto Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-9

Palavras-chave:

Dicionários escolares, PNLD 2012, Macro e Microestrutura textual.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo fazer uma análise contrastiva entre quatro dos 19 dicionários selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático, PNLD 2012: Dicionários, dois do Tipo 2 e dois do Tipo 3, a fim verificar os critérios utilizados pelos lexicógrafos na composição destes dicionários no que diz respeito à  macro e à  microestrutura textual. Neste trabalho, também, abordamos o livro Com direito à palavra: dicionários em sala de aula, uma publicação do Ministério da Educação e Cultura que acompanha cada acervo dos dicionários escolares que foram avaliados e selecionados pelo PNLD 2012 e tem como propósito apresentar aos professores o mundos dos dicionários quanto às características gerais desses acervos, esperando que o uso desses materiais possa ser otimizado.

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Biografia do Autor

Thiago Leonardo Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL / UEL

Vera Maria Ramos Pinto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Doutora na Universidade Estadual do Norte do Paraná

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

RIBEIRO, T. L.; RAMOS PINTO, V. M. Dicionário em sala de aula: análise da macro e microestrutura textual. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2129–2164, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41573. Acesso em: 26 jul. 2024.