Dicionário em sala de aula

análise da macro e microestrutura textual

Autores

  • Thiago Leonardo Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Maria Ramos Pinto Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-9

Palavras-chave:

Dicionários escolares, PNLD 2012, Macro e Microestrutura textual.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo fazer uma análise contrastiva entre quatro dos 19 dicionários selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático, PNLD 2012: Dicionários, dois do Tipo 2 e dois do Tipo 3, a fim verificar os critérios utilizados pelos lexicógrafos na composição destes dicionários no que diz respeito à  macro e à  microestrutura textual. Neste trabalho, também, abordamos o livro Com direito à palavra: dicionários em sala de aula, uma publicação do Ministério da Educação e Cultura que acompanha cada acervo dos dicionários escolares que foram avaliados e selecionados pelo PNLD 2012 e tem como propósito apresentar aos professores o mundos dos dicionários quanto às características gerais desses acervos, esperando que o uso desses materiais possa ser otimizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Leonardo Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL / UEL

Vera Maria Ramos Pinto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Doutora na Universidade Estadual do Norte do Paraná

Referências

AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. (org. Paulo Geiger) 3ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2011.

AULETE, C. Dicionário escolar da língua portuguesa: ilustrado com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. (org. Paulo Geiger) 3ª ed. São Paulo: Globo, 2011.

BIDERMAN, M. T. C. Dicionário ilustrado de português. 2 ed. São Paulo: Ática, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Elaboração Egon de Oliveira Rangel. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2012.

COROA, M. L. Para que serve um dicionário? In: CARVALHO, O. L. de S.; BAGNO, Marcos. (org.) Dicionários escolares: políticas, formas e usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

ESCRIBANO, C. G. La microestructura del diccionario: las informaciones lexicográficas. In: GUERRA, A. M. M. (coord.) Lexicografia española. Barcelona: Editora Ariel, 2003.

FERREIRA, A. B. de H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2ª Ed. Curitiba: Positivo, 2011.

GONÇALVES, S. de C. P.; ZAVAGLIA, C. Uma análise dos dicionários do Tipo 2. In: VII ENGTLEX, 2009, São José do Rio Preto. Resumos Expandidos do VII ENGTLEX, 2009.

KRIEGER, M. da G. O dicionário de Língua como potencial instrumento didático. In: ISQUERDO, A. N.; ALVES, I. M. (org.) As ciências do léxico: Lexicologia, lexicografia, terminologia, volume III. Campo Grande, Mato Grosso do Sul: Ed. UFMS; São Paulo: Humanitas, 2007.

KRIEGER, M. da G. Dicionário de Língua: um instrumento didático pouco explorado. In: TOLDO, C. S. (org.) Questões de Linguística. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003.

SANTIAGO, M. S. Análises contrastivas de microestruturas dicionários escolares. I: Pesquisas em discursos pedagógicos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/1838179/An%C3%A1lises_contrastivas_de_microestruturas_em_dicion%C3%A1rios_escolares. Acesso em: 20 jul. 2018.

WELKER, H. A. Dicionários. Uma pequena introdução à lexicografia. 2.ed. Brasília: Thesaurus, 2004.

ZANATTA, F.; MIRANDA, F. B. A normatividade nos dicionários gerais de Língua Portuguesa. Disponível em: http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/04_11.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

Downloads

Publicado

19.01.2019

Como Citar

RIBEIRO, T. L.; RAMOS PINTO, V. M. Dicionário em sala de aula: análise da macro e microestrutura textual. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2129–2164, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41573. Acesso em: 19 nov. 2024.