Protótipo de verbete de um dicionário bilíngue pedagógico para aprendizes brasileiros de espanhol com foco nas unidades fraseológicas

Autores

  • Arelis Felipe Ortigoza Guidotti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-15

Palavras-chave:

Lexicografia Pedagógica, Verbete de Dicionário Bilíngue, Fraseografia, Espanhol, Português

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral apresentar um protótipo de verbete que registre unidades léxicas simples e complexas do campo semântico da alimentação na direção espanhol-português presentes em livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 e 2012. Com base na Lexicografia Bilíngue Pedagógica e na Fraseografia, discorreremos sobre aspectos relacionados às informações que um dicionário bilíngue pedagógico de espanhol para aprendizes brasileiros deveria conter ao registrar Unidades Fraseológicas nos seus verbetes. Esperamos que os resultados apresentados possam despertar o interesse de lexicógrafos, fraseólogos e fraseógrafos para que outras pesquisas sejam desenvolvidas na área do ensino e da aprendizagem do espanhol como língua estrangeira no Brasil.

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Biografia do Autor

Arelis Felipe Ortigoza Guidotti, Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

GUIDOTTI, A. F. O. Protótipo de verbete de um dicionário bilíngue pedagógico para aprendizes brasileiros de espanhol com foco nas unidades fraseológicas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2330–2362, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41564. Acesso em: 26 jul. 2024.