Ideologia em gêneros discursivos pela análise associada da Linguística Sistêmico-Funcional e Linguística de Corpus

cantigas galego-portuguesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL29-v11n2a2017-7

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística de Corpus, Ideologia

Resumo

Recentes pesquisas linguísticas no escopo da Linguística Sistêmico-Funcional e Linguística de Corpus permitiram grandes avanços no entendimento da microestrutura e macroestrutura textual, devido à crescente preocupação de qualificar dados quantitativos, em especial as escolhas lexicogramaticais e os padrões de ocorrências em gêneros discursivos. Assim, a associação das ferramentas metodológicas fornecidas pelo arcabouço teórico de ambas as teorias permite um estudo abrangente do texto, uma vez que a análise cruzada de dados pode evidenciar importantes padrões de uso da língua para o reconhecimento e uso de gêneros discursivos. De fato, a recorrente discordância na definição de gêneros do discurso ocorre, em grande medida, pois a estabilidade relativa de gênero (cf. Bakhtin, 1992) ocorre em diferentes níveis linguísticos. A ideologia, considerada uma dimensão contextual superior, fica geralmente desprestigiada nas análises de gênero, justamente por seu caráter amplo e multinível, o que dificulta a manipulação de dados pelo pesquisador. Portanto, o artigo apresenta uma proposta de análise cruzada, ou seja, uma associação teórico-metodológica envolvendo a Linguística Sistêmico-Funcional e a Linguística de Corpus, para a delineação de complexos ideológicos visualizados nos padrões de ocorrência de participantes-chave no discurso e o significado logogenético obtido da representação da experiência (metafunção ideacional) em cantigas de amor galego-portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ulisses De Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ulisses Oliveira é Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e possui Mestrado na mesma área pela mesma universidade. Atualmente, atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas a

Referências

ARTEMEVA, N. Approaches to learning genres: A bibliographical essay. In: ARTEMEVA, N.; FREEDMAN, A. Rhetorical genre studies and beyond. Winnipeg, Manitoba, Canada: Inkshed. p. 9-99, 2007.

BAKHTIN, M. Speech genres and other late essays. Austin: University of Texas Press, 1986.

______. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal, v. 4, p. 261-306, 1992.

BAZERMAN, C. Systems of genres and the enactment of social intentions. Genre and the new rhetoric, v. 79101, 1994.

BHATIA, V. K. Introduction: Genre analysis and world Englishes. World Englishes, v. 16, n. 3, p. 313-319, 1997. https://doi.org/10.1111/1467-971X.00066

______. Worlds of written discourse: A genre-based view. A&C Black, 2004.

______. Analysing genre: Language use in professional settings. Routledge, 2014.

BERKENKOTTER, C.; HUCKIN, T. Genre knowledge in disciplinary communities. Hillsdale, HJ: Lawrence Erlbaum, 1995.

BERBER-SARDINHA, T. Lingüística de corpus: histórico e problemática. Delta, v. 16, n. 2, p. 323-367, 1999.

______. O que é um corpus representativo. Direct Papers, v. 44, 2000.

BIBER, D. On the complexity of discourse complexity: A multidimensional analysis. Discourse Processes, v. 15, n. 2, p. 133-163, 1992. https://doi.org/10.1080/01638539209544806

BIBER, D; CONRAD, S. Lexical bundles in conversation and academic prose. Language and Computers, v. 26, p. 181-190, 1999.

BIBER, D.; CONNOR, U.; UPTON, T.A. Discourse on the move: Using corpus analysis to describe discourse structure. John Benjamins Publishing, 2007. https://doi.org/10.1075/scl.28

BIBER, D. et. al. Corpus linguistics – Investigating language structure and use. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. https://doi.org/10.1017/CBO9780511804489

CERMAK, F. Czech National Corpus: A case in many contexts. International Journal of Corpus Linguistics, 2.2: 181-198, 1997. https://doi.org/10.1075/ijcl.2.2.03cer

CESCHIN, H. L. A educação do cavaleiro e a expressão do amor no trovadorismo In: Quaderni Nuova Serie - nº 10. v. 10, São Paulo: [s.n.], 1998. p. 139-173.

CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Boston: Harvard University Press, 1984.

EGGINS, S.; MARTIN, J. R. Genres and registers of discourse. Discourse as structure and process, v. 1, p. 230-256, 1997. https://doi.org/10.4135/9781446221884.n9

FAIRCLOUGH, N. Language and power. London; New York: Longman, 1992.

FAIRCLOUGH, N.; WODAK, R. Critical discourse analysis. In: VAN DIJK (T.). Discourse as Social Interaction. London: Sage, 1997.

FILLMORE, C. Corpus linguistics or computer corpus linguistics. Directions in corpus linguistics. Proceedings of Nobel symposium 82, Stockholm, Ed. Jan Svartvik, 35-60. Berlin/New York, De Gruyter, 1992.

FOWLER, R. The intervention of the media in the reproduction of power. Approaches to discourse, poetic and psychiatry, p. 67-80, 1987.

______. Language in the news: Discourse and ideology in the press. London: Routledge, 1991.

______. Linguistic criticism. (2ª ed.). Oxford: Oxford UP, 1996a.

______. On critical linguistics. Texts and practices: Readings in critical discourse analysis, p. 1, 1996b.

GUERREIRO, M. V. Para a história da literatura popular portuguesa. Inst. de Cultura e Língua Portuguesa, Min. da Educação e Cultura, 1978.

GOFFMAN, E. Frame analysis. New York: Harper Colophon Books, 1974.

GRANGER, S. (Org.) Learner English on Computer. New York: Longman, 1998.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. (2ªed.). London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text. Aspects of language in a social-semiotic perspective. 2ªed. London: Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, M. A. K.; MARTIN, J. R. Writing Science: literacy and discursive power. London/Washington: The Falmer Press, 1993.

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, M. I. M. An introduction to functional grammar. (3ªed.). London: Arnold, 2004.

HASAN, R. Speech genre, semiotic mediation and the development of higher mental functions. Language Sciences, v. 14, n. 4, p. 489-528, 1992. https://doi.org/10.1016/0388-0001(92)90027-C

_______. The uses of talk. Discourse and social life, p. 28-47, 2000.

HYLAND, K. Genre-based pedagogies: A social response to process. Journal of second language writing, v. 12, n. 1, p. 17-29, 2003. https://doi.org/10.1016/S1060-3743(02)00124-8

HYON, S. Genre in three traditions: Implications for ESL. TESOL quarterly, v. 30, n. 4, p. 693-722, 1996. https://doi.org/10.2307/3587930

JAKOBSON, R.; BOAS, F. Franz Boas' approach to language. International Journal of American Linguistics, v. 10, n. 4, p. 188-195, 1944. https://doi.org/10.1086/463841

KRESS, G. Learning to write. London, Routledge & Kegan, 1982.

______. Multimodality, Multimedia, and Genre.”. Visual rhetoric in a digital world, p. 38-54, 2004.

LEECH, G. English in advertising: a linguistic study of advertising in Great Britain. London: Longman, 1966.

______. Reading images: Multimodality, representation and new media. Information Design Journal, v. 12, n. 2, p. 110-119, 2004. https://doi.org/10.1075/idjdd.12.2.03kre

LI, J. Transitivity and lexical cohesion: Press representations of a political disaster and its actors. Journal of Pragmatics, v. 42.12. 2010. p. 3444-3458. https://doi.org/10.1016/j.pragma.2010.04.028

LOPES, G.V et al. Cantigas Medievais Galego Portuguesas [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA. Disponível em: http://cantigas.fcsh.unl.pt. Consulta em: 01 nov. 2016.

MARTIN, J. R. et al. Language, register and genre. Children writing: reader, v. 1, p. 984, 1984.

______. Process and text: two aspects of human semiosis. Systemic perspectives on discourse, v. 1, n. 15, p. 248-274, 1985.

______. Genre and literacy-modeling context in educational linguistics. Annual review of applied linguistics, v. 13, p. 141-172, 1992. https://doi.org/10.1017/S0267190500002440

______. Analysing genre: functional parameters. In. JR Martin. Genre and institutions: Social processes in the workplace and school, p. 3, 2005.

MILLER, C. R. The cultural basis of genre. In: Genre and the new rhetoric. 1994.

OLIVEIRA, Ulisses Tadeu Vaz de et al. O fenhedor e o precador nas cantigas líricas galego-portuguesas de D. Dinis: uma perspectiva sistêmico-funcional. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado). LAEL, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.

PALTRIDGE, B. Genre, text type, and the English for Academic Purposes (EAP) classroom. Genre in the classroom: Multiple perspectives, p. 73-90, 2002.

REYNOLDS, M. The blending of narrative and argument in the generic texture of newspaper editorials. International Journal of Applied Linguistics,10.1,2000, p. 25-40.

SÁNCHEZ, A. Cumbre: corpus lingüístico del español contemporáneo: fundamentos, metodología y aplicaciones. Sociedad General Española de Librería, 1995.

SCOTT, M. WordSmith tools. Oxford: Oxford University Press, 1996.

SINCLAIR, J. McH. Beginning the study of lexis. In: C. E. BAZELL (org.). In Memory of J. R. Firth. London: Longman, 1966.

_____. Collocation: a progress report. In: R. STEELE & T. THREADGOLD (org.). Language topics – Essays in honour of Michael Halliday (Vol. 2). Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1987.

SINCLAIR, J. Corpus, Concordance, Collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.

SVARTVIK, J. (Org.) Directions in Corpus Linguistics: Proceedings of Nobel Symposium 82 – Stockholm, 4-8 August 1991 (Trends in Linguistics – Studies and Monographs: 65). Berlin, New York: Mouton De Gruyter, 1992.

SPINA, S. A lírica trovadoresca. 3ª ed. São Paulo: Edusp, 1996.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. London: Arnold,1996.

________. Resonance in text. In: SANCHEZ-MACARRO & CARTER, R. (eds.) Linguistic choice across genres: variation in spoken and written English. London: John Benjamins, 1998. https://doi.org/10.1075/cilt.158.05tho

THORNDIKE, E. L. Teacher’s Wordbook. New York: Columbia Teachers College, 1921.

VAN DIJK, T. A. Structures of news in the press. Discourse and communication, p. 69-93, 1985.

______. Discourse studies: a multidisciplinary introduction. v.1 London: Sage, 1997. https://doi.org/10.4135/9781446221884.n1

______. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1999.

YUNICK, S. Genres, registers and sociolinguistics. World Englishes, v. 16, n. 3, p. 321-336, 1997. https://doi.org/10.1111/1467-971X.00067

ZHOU, Q.; YU S. Annotating the Contemporary Chinese Corpus. International Journal of Corpus Linguistics, 2.2: 199-238, 1997. https://doi.org/10.1075/ijcl.2.2.05qia

Downloads

Publicado

17.04.2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, U. Ideologia em gêneros discursivos pela análise associada da Linguística Sistêmico-Funcional e Linguística de Corpus: cantigas galego-portuguesas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 394–417, 2017. DOI: 10.14393/DL29-v11n2a2017-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/36391. Acesso em: 27 jul. 2024.