Estratégias de aprendizagem na aquisição do Português como Língua Estrangeira

um estudo de caso

Autores

  • Nelson Maurício Ernesto Universidade Eduardo Mondlane, docente efetivo desde 2001; Universidade de Cape Town, Leitor de Português desde 2015

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-14

Palavras-chave:

Estratégias de Aprendizagem da gramática, Estratégias Metacognitivas, Modelo de ensino de Estratégias de Aprendizagem, Concordância Nominal

Resumo

A presente pesquisa faz uma descrição de um estudo de caso em que as Estratégias de Aprendizagem são usadas na aprendizagem da gramática da Língua Português, em função de “erros” de Concordância Nominal produzidos por estudantes universitários zimbabueanos, recolhidos em redações de provas de exames entre os anos 1999-2011 na Universidade do Zimbabué. Simula-se, com base neste conteúdo gramatical, o modelo de treino de Estratégias de Aprendizagem proposto por O´Malley e Chamot (1990). Seguidamente e, com base num questionário criado a partir das propostas de Oxford et al. (2007) e Purpura (1999), avalia-se o grau de frequência de uso das Estratégias de Aprendizagem pelos estudantes universitários zimbabueanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nelson Maurício Ernesto, Universidade Eduardo Mondlane, docente efetivo desde 2001; Universidade de Cape Town, Leitor de Português desde 2015

2001 - Docente efetivo na Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Línguas, Secção de Português

2007-2014 - Leitor de Língua Portuguesa na Universidade do Zimbabué, Departamento de Letras Modernas, Secção de Português

2015 - Doutorado em Ensino do Português pela universidade Nova de Lisboa (Portugal)

2015- Leitor de Português na Universidade de Cape Town, School of Languages e Literatures, Secção de Português

Referências

ANDERSON, N. The Role of Metacognition in Second LanguageTeaching and Learning. Disponível em: www.cal.org/resources/digest/0110anderson.html, 2002.

______. L2 learning strategies. In: HINKEL, E. (ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, p. 757-772, 2005.

BANDURA, A. Social Foundations of Thoughts and Action: A Social Cognitive Theory. New Jersey: Prentice-Hall, 1986.

______. Self-efficacy: The Exercise of Control. New York: Freeman, 1997.

CHAMOT, A. U.; BARNHARDT, S.; EL-DINARY, P. B.; ROBBINS, J. The Learning Strategies Handbook. New York: Longman, 1999.

COHEN, A. D. Strategies in Learning and Using a Second Language. New York: Longman, 1998.

ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: OUP, 1987.

______. Task-based Language Learning and Teaching. Oxford: OUP, 2003.

ERLER, L.; FINKBEINER, C. A Review of Reading Strategies: Focus on the Impact on the First Language. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language Learner Strategies: Thirty Years of Research and Practice. Oxford: OUP, pp.187-206, 2007.

GONÇALVES, P. Tipologia de “erros” do Português Oral de Maputo: Um Primeiro Diagnóstico. In: STROUD, C.; & GONÇALVES, P. (orgs.). Panorama do Português Oral de Maputo. Volume III. A Construção de um Banco de “erros”. Maputo: Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação, pp.37-70, 1997.

HACKER, D. J. Definitional and Empirical Foundations. In: HACKER, D. J.; DUNLOSKY, J.; GRAESSER, A. C. (Eds.). Metacognition in Educational Theory and Practice. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, pp. 1-23. 1998.

LARSEN-FREEMAN, D. Grammar. In: CARTER, R.; NUNAN, D. (Eds.). The Cambridge Guide to Teaching English to speakers of Other Languages. New York: CUP, p. 34-41, 2001a. https://doi.org/10.1017/CBO9780511667206.006

MACARO, E.; COHEN, A. D. Introduction. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language Learner Strategies: Thirty Years of Research and Practice. Oxford: OUP, p. 1-7, 2007. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2007.06.002

MAC LAUGHLIN, B. Theories of Second Language Learning. London: Edward Arnold, 1987.

O’MALLEY, J. M.; CHAMOT, A. U. Learning Strategies in Second Language Acquisition. Cambridge: CUP, 1990. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524490

OXFORD, R. Employing a Questionnaire to Assess the Use of Language Learning Strategies. Applied Language Learning, nº 2, vol. 7, p. 25-45, 1996.

______. Language Learning Styles and Strategies: an Overview. Learning Styles & Strategies, p. 1-25, 2003.

______; RANG, K.; PARK, G. 2007. L2 Grammar Strategies: The Second Cinderella and Beyond. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language Learner Strategies: Thirty Years of Research and Practice. Oxford: OUP, p.117-140, 2007.

______; SCRAMM, G. Bridging the Gap Between Psychological and Sociocultural Perspectives on L2 Learner Strategies. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language Learner Strategies: Thirty Years of Research and Practice. Oxford: OUP, p. 47-68, 2007.

PAWLAK, M.; MICKIEWICZ, A. Grammar Learning Strategies and Language Attainment: Seeking A Relationship. Research in Language, vol. 7, p. 43-60, 2009. https://doi.org/10.2478/v10015-009-0004-7

PURPURA, J. E. Learner Strategy Use and Performance on Language Tests. A Structural Equation Modeling Approach. New York: CUP, 1999.

RICHARDS, J.; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. London: CUP, 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9780511667305

RUBIN, J.; CHAMOT, A. U.; HARRIS, V.; ANDERSON, N. J. Intervening in the Use of Strategies. In: COHEN, A. D.; MACARO, E. (Eds.). Language Learner Strategies: Thirty Years of Research and Practice. Oxford: OUP, p.141-160, 2007.

SCRAW, W. G. The Effect of Metacognitive Knowledge on Local and Global Monitoring. Contemporary Educational Psychology, nº19, p. 143-154, 1994. https://doi.org/10.1006/ceps.1994.1013

STERNEBERG, R. As Capacidades Intelectuais Humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

WELLMAN, H. M. The Origins of Metacognition. In: FORREST-PRESSLEY, D. L.; MACKINNON, G. E.; WALLER, T. G. (Eds.). Metacognition, Cognition and Human Performance: Theoretical Perspectives. New York: Academic Press, vol. 1, p. 1-30, 1985.

WENDEN, A. The processes of Self-Directed Learning: A Study of Adult Language Learners. In: WENDEN, A.; RUBIN, J. Learner Strategies in Language Learning. Hertfordshire: Prentice Hall, p. 25-40, 1991.

WILLIAM, M.; BURDEN, R. Psychology for Language Teacher. New York: CUP, 1997.

ZIMMERMAN, B. J.; RISEMBERG, R. Becoming a Self-Regulated Writer: A Social Cognitive Perspective. Contemporary Educational Psychology, nº 22, p. 73-101, 1997. https://doi.org/10.1006/ceps.1997.0919

Downloads

Publicado

27.12.2016

Como Citar

ERNESTO, N. M. Estratégias de aprendizagem na aquisição do Português como Língua Estrangeira: um estudo de caso. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 251–270, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/34308. Acesso em: 22 jul. 2024.