Estratégias de aprendizagem na aquisição do Português como Língua Estrangeira

um estudo de caso

Autores

  • Nelson Maurício Ernesto Universidade Eduardo Mondlane, docente efetivo desde 2001; Universidade de Cape Town, Leitor de Português desde 2015

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-14

Palavras-chave:

Estratégias de Aprendizagem da gramática, Estratégias Metacognitivas, Modelo de ensino de Estratégias de Aprendizagem, Concordância Nominal

Resumo

A presente pesquisa faz uma descrição de um estudo de caso em que as Estratégias de Aprendizagem são usadas na aprendizagem da gramática da Língua Português, em função de “erros” de Concordância Nominal produzidos por estudantes universitários zimbabueanos, recolhidos em redações de provas de exames entre os anos 1999-2011 na Universidade do Zimbabué. Simula-se, com base neste conteúdo gramatical, o modelo de treino de Estratégias de Aprendizagem proposto por O´Malley e Chamot (1990). Seguidamente e, com base num questionário criado a partir das propostas de Oxford et al. (2007) e Purpura (1999), avalia-se o grau de frequência de uso das Estratégias de Aprendizagem pelos estudantes universitários zimbabueanos.

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Biografia do Autor

Nelson Maurício Ernesto, Universidade Eduardo Mondlane, docente efetivo desde 2001; Universidade de Cape Town, Leitor de Português desde 2015

2001 - Docente efetivo na Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Línguas, Secção de Português

2007-2014 - Leitor de Língua Portuguesa na Universidade do Zimbabué, Departamento de Letras Modernas, Secção de Português

2015 - Doutorado em Ensino do Português pela universidade Nova de Lisboa (Portugal)

2015- Leitor de Português na Universidade de Cape Town, School of Languages e Literatures, Secção de Português

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

ERNESTO, N. M. Estratégias de aprendizagem na aquisição do Português como Língua Estrangeira: um estudo de caso. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 251–270, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/34308. Acesso em: 17 maio. 2022.