A representação de Semântica em manuais de introdução e dicionários de linguística: uma possível análise da escritura
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-15Palavras-chave:
Linguística, Semântica, SignificaçãoResumo
O objetivo deste artigo é mostrar como a Semântica é representada em dois dicionários referência em estudos linguísticos, a saber, Dicionário das Ciências da Linguagem (1972), de Ducrot & Todorov, e Dicionário de Linguística (1998), de Dubois et al.; e em dois manuais de introdução à linguística, quais sejam, Introdução à Linguística, organizado por Mussalim & Bentes (2001), e Introdução à Linguística, organizado por Fiorin (2007). Com esta proposta, pretendemos definir o que se apresenta como Semântica em obras que frequentemente são indicadas em programas de Cursos de Graduação em Letras e fomentar no leitor alguns questionamentos que circundam uma área do saber a qual enfoca o significado como umas das questões-chave em suas discussões. Por fim, ao apresentarmos a representação de semântica nas obras mencionadas, pretendemos compreender o lugar dos estudos da significação nas ciências da linguagem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.