Aforizações e títulos: construção de cenografias em notícias de jornais impressos

Autores

  • Raquel Tiemi Masuda Mareco Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Célia Cortez Passetti Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-10

Palavras-chave:

Linguística, Análise do discurso francesa, estudos de Dominique Maingueneau

Resumo

Ao estudarmos as relações de sentido na circulação dos acontecimentos político-midiáticos entre diferentes veículos comunicativos, partimos dos debates políticos televisivos do segundo turno das eleições presidenciais 2010, e fomos para as noticias veiculadas sobre eles nos jornais impressos Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, buscando observar como os títulos das notícias e as aforizações contribuem para a construção de cenografias, fundamentais na acirrada disputa por votos do eleitorado brasileiro entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) Para tanto, embasamo-nos, principalmente, nos estudos de Dominique Maingueneau sobre cena enunciativa e sobre enunciados destacáveis e destacados. Consideramos os aspectos técnicos como parte do funcionamento discursivo dos títulos e verificamos que eles tendem a antecipar a cenografia a ser construída pelo conjunto de elementos que compõem a página do jornal, e as aforizações, principalmente as que estão em posição de destaque, podem legitimar/confirmar ou não a cenografia apresentada pelos títulos. Em nosso corpus, os títulos anteciparam uma cenografia pretendida, mas esta nem sempre foi legitimada pelas aforizações em posição de destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Tiemi Masuda Mareco, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de estudos do texto e do discurso. Possui licenciatura plena em Letras (português/inglês) e especialização em Ensino de Língua Inglesa. Atua na área de linguística em duas linhas de pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso e Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Estrangeira. Na primeira linha, trabalha, especificamente, com análise de discursos político-midiáticos; na segunda, com identidade discursiva do professor de língua inglesa.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C. Aforizações e títulos: construção de cenografias em notícias de jornais impressos. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 151–171, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23763. Acesso em: 28 maio. 2022.