Preferência por discordância em casos de auto-depreciação

analisando conversas de pessoas com afasia

Autores

  • Lívia Miranda de Oliveira PUC/Rio
  • Mônika Miranda de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL5-v3n1a2009-3

Palavras-chave:

Afasia, Conversa, Preferência, Discordância

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar se a organização da preferência nas conversas, focalizando a preferência por discordância em casos de auto-depreciação, apresentaria-se conforme a descrição de Pomerantz publicada em 1984 sob o título "Concordando e discordando de avaliações: algumas características dos formatos de turno preferidos/despreferidos". Com tal intuito, foram analisadas conversas gravadas em audio e video, envolvendo pessoas com afasia, segundo a perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica. As análises realizadas neste estudo corroboram a tese de Pomerantz sobre a preferência por discordância em casos de auto-depreciação, chamando a atenção para o fato de que a proposta de organização da preferência da autora também procede em conversas que envolvem pessoas com afasia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lívia Miranda de Oliveira, PUC/Rio
    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Atualmente é estudante de doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa sobre afasia, a partir das perspectivas da Sociolinguística Interacional e da Análise da Conversa Etnometodológica, tendo como atuais interesses narrativa, performance e identidade. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase no atendimento clínico de pessoas com transtornos da linguagem.
  • Mônika Miranda de Oliveira
    Mestranda em Lingüística da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

02.02.2011

Como Citar

OLIVEIRA, Lívia Miranda de; OLIVEIRA, Mônika Miranda de. Preferência por discordância em casos de auto-depreciação: analisando conversas de pessoas com afasia. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 61–89, 2011. DOI: 10.14393/DL5-v3n1a2009-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11497. Acesso em: 26 abr. 2025.