Formação de Educadores do Campo: a Geografia Fora do Eixo na Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT206079817

Palavras-chave:

educação do campo, formação docente, território multidimensional, práticas pedagógicas contra-hegemônicas

Resumo

Este estudo traz uma reflexão acerca da formação de educadores do campo por meio da iniciativa Geografia Fora do Eixo, tendo como estudo de caso o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Com uma abordagem qualitativa baseada em um estudo de caso, a pesquisa envolve, como procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental do Projeto Pedagógico-Curricular (PPC), Planos de Ensino da LEDUC e políticas públicas de Educação do Campo, e observação participante nas aulas e na formulação das atividades realizadas pelos licenciandos. Os resultados demonstram que a perspectiva territorial multidimensional e crítica contribui para fortalecer conexões entre a universidade, os movimentos socioterritoriais e o trabalho docente. Conclui-se que a proposta Geografia Fora do Eixo, ao integrar o currículo com uma abordagem territorializada, promove o caráter emancipatório da Educação do Campo, reforçando a importância de ampliar e intensificar essas políticas institucionais para sua plena consolidação.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Simão Camacho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), UFGD. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas (FCH), UFGD.

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Publicado

14.11.2025

Edição

Seção

Edição Especial: Geografias Fora do Eixo: Decolonialidade e Soberanias na América Latina

Como Citar

CAMACHO, Rodrigo Simão. Formação de Educadores do Campo: a Geografia Fora do Eixo na Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 20, n. 60, p. 170–192, 2025. DOI: 10.14393/RCT206079817. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/79817. Acesso em: 5 dez. 2025.