Formação de Educadores do Campo: a Geografia Fora do Eixo na Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT206079817

Palabras clave:

educação do campo, formação docente, território multidimensional, práticas pedagógicas contra-hegemônicas

Resumen

Este estudo traz uma reflexão acerca da formação de educadores do campo por meio da iniciativa Geografia Fora do Eixo, tendo como estudo de caso o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Com uma abordagem qualitativa baseada em um estudo de caso, a pesquisa envolve, como procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental do Projeto Pedagógico-Curricular (PPC), Planos de Ensino da LEDUC e políticas públicas de Educação do Campo, e observação participante nas aulas e na formulação das atividades realizadas pelos licenciandos. Os resultados demonstram que a perspectiva territorial multidimensional e crítica contribui para fortalecer conexões entre a universidade, os movimentos socioterritoriais e o trabalho docente. Conclui-se que a proposta Geografia Fora do Eixo, ao integrar o currículo com uma abordagem territorializada, promove o caráter emancipatório da Educação do Campo, reforçando a importância de ampliar e intensificar essas políticas institucionais para sua plena consolidação.

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Biografía del autor/a

  • Rodrigo Simão Camacho, Universidad Federal de Grande Dourados

    Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), UFGD. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas (FCH), UFGD.

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Publicado

2025-11-14

Número

Sección

Edição Especial: Geografias Fora do Eixo: Decolonialidade e Soberanias na América Latina

Cómo citar

CAMACHO, Rodrigo Simão. Formação de Educadores do Campo: a Geografia Fora do Eixo na Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 20, n. 60, p. 170–192, 2025. DOI: 10.14393/RCT206079817. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/79817. Acesso em: 5 dec. 2025.