A luta dos movimentos socioterritoriais camponeses pelo direito à Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153804

Resumo

Toda a legislação que foi sancionada a respeito da Educação do Campo é conquista de todo o Movimento da Educação do Campo, que envolve, além dos movimentos socioterritoriais camponeses, várias organizações sociais, universidades e educadores do campo (formais e não formais), representados, sobretudo, primeiramente, pela Articulação Nacional Por uma Educação do Campo e, atualmente, o Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC).  A primeira conquista da Educação do Campo, enquanto política pública, foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida nas áreas de Reforma Agrária.  A metodologia do artigo está dividida em duas partes principais. A primeira é a análise da legislação e de documentos oficiais relativos à Educação do Campo. A segunda está relacionada com a entrevista de camponeses-assentados-educandos do Curso Especial de Geografia do Pronera (CEGeo).

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Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

26-02-2021

Como Citar

CAMACHO, R. S. A luta dos movimentos socioterritoriais camponeses pelo direito à Educação do Campo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 38 Dez., p. 81–105, 2021. DOI: 10.14393/RCT153804. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54352. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos