A educação escolar dos territórios do campo, das águas e das florestas na Amazônia marajoara
a oferta do ensino médio entre os desafios do espaço rural
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT185270797Palavras-chave:
Educação do Campo, território, ensino médio, Região Geográfica Intermediária de Breves, Amazônia marajoaraResumo
O artigo reflete acerca de um dos desafios e suas consequências, impostos à educação do campo, sobretudo no que concerne à oferta de ensino médio no espaço rural dos municípios que compõem a Região Geográfica Intermediária de Breves, Arquipélago do Marajó, no estado do Pará. O percurso metodológico consistiu em fundamentação teórica acerca da educação do campo em sua relação intrínseca com o território tradicional ribeirinho, bem como levantamento censitário da educação básica e de dados demográficos, referentes aos censos de 2010 e 2022. Os resultados deste levantamento indicaram um cenário crítico no que tange ao quantitativo de escolas de ensino médio situadas na zona rural da Amazônia marajoara a despeito do maior número de habitantes residentes nos espaços rurais desta região, o que seguramente compromete a autonomia e emancipação, mediante à violação do direito à educação de comunidades tradicionais ribeirinhas destes territórios do campo, das águas e das florestas
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