A educação escolar dos territórios do campo, das águas e das florestas na Amazônia marajoara

a oferta do ensino médio entre os desafios do espaço rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT185270797

Palavras-chave:

Educação do Campo, território, ensino médio, Região Geográfica Intermediária de Breves, Amazônia marajoara

Resumo

O artigo reflete acerca de um dos desafios e suas consequências, impostos à educação do campo, sobretudo no que concerne à oferta de ensino médio no espaço rural dos municípios que compõem a Região Geográfica Intermediária de Breves, Arquipélago do Marajó, no estado do Pará. O percurso metodológico consistiu em fundamentação teórica acerca da educação do campo em sua relação intrínseca com o território tradicional ribeirinho, bem como levantamento censitário da educação básica e de dados demográficos, referentes aos censos de 2010 e 2022. Os resultados deste levantamento indicaram um cenário crítico no que tange ao quantitativo de escolas de ensino médio situadas na zona rural da Amazônia marajoara a despeito do maior número de habitantes residentes nos espaços rurais desta região, o que seguramente compromete a autonomia e emancipação, mediante à violação do direito à educação de comunidades tradicionais ribeirinhas destes territórios do campo, das águas e das florestas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Santos Nahum, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Docente da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

SILVA, P. O. da; NAHUM, J. S. A educação escolar dos territórios do campo, das águas e das florestas na Amazônia marajoara: a oferta do ensino médio entre os desafios do espaço rural. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 52, p. 50–71, 2023. DOI: 10.14393/RCT185270797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/70797. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos