Formas alternativas de produção: a agricultura orgânica no Município de Presidente Prudente - SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT61213472Palabras clave:
Problemas ambientais, Qualidade dos alimentos, Agricultura orgânica, Município de Presidente Prudente (SP)Resumen
Tem se ampliado a preocupação com as questões ambientais e a qualidade de vida, manifestada, por exemplo, pelas incertezas com relação à qualidade dos alimentos que ingerimos diariamente. Grande parte das preocupações com a alimentação se deve ao surgimento e disseminação de doenças, como por exemplo, a da "vaca louca", a gripe aviária, entre outras. Os produtos geneticamente modificados, os chamados transgênicos, também provocaram o aumento das dúvidas em relação aos problemas ocasionados pelo seu cultivo e consumo. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal identificar e analisar a produção orgânica no município de Presidente Prudente. Constatou-se, por meio da pesquisa, que a agricultura orgânica neste município é ainda incipiente em termos de número de produtores, da área cultivada e do volume produzido, restringindo-se à produção de hortaliças e legumes. Porém, os produtores orgânicos entrevistados declararam estar preocupados com o equilíbrio do ambiente e com a qualidade dos produtos consumidos pela população. Verificamos, a partir dos depoimentos, a importância que as políticas públicas, sobretudo por meio de programas em escala local, poderiam desempenhar ao criar condições mais favoráveis em termos de acesso dos produtores ao crédito rural, a assistência técnica, aos canais de divulgação e de comercialização, com reflexos positivos sobre o número de pessoas que poderia passar a adquirir e a consumir produtos mais saudáveis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-09
Cómo citar
HESPANHOL, R. A. de M.; BARBOSA, S. A. Formas alternativas de produção: a agricultura orgânica no Município de Presidente Prudente - SP . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 200–223, 2011. DOI: 10.14393/RCT61213472. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13472. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.