LA RURALIDAD UBICADA EN LA AGRICULTURA EN PIEDADE Y PILAR DEL SUR-SP

Autores/as

  • Erika Vanessa Moreira Doutoranda em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia, UNESP de Presidente Prudente.
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Docente no Departamento de Geografia da UNESP de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81617811

Palabras clave:

Ruralidad, Agricultura, Diversificación y semi-especialización productiva

Resumen

A agricultura é o elemento importante na economia dos municípios de Piedade e Pilar do Sul. A incorporação desses municípios no cinturão verde metropolitano de São Paulo permitiu uma agricultura diversificada em Piedade e semi-especializada em Pilar do Sul. Consideramos que a ruralidade contemporânea é construída e reconstruída com o fortalecimento da agricultura e com as novas demandas urbanas de lazer e de consumo. O objetivo central deste artigo é realizar uma analise da ruralidade contemporânea, entendida como uma identidade construída e vivida no cotidiano das relações espaciais no meio rural. A construção da ruralidade está baseada em elementos econômicos, sociais e culturais. Palavras-chave: ruralidade, agricultura, diversificação e especialização produtiva.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Erika Vanessa Moreira, Doutoranda em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia, UNESP de Presidente Prudente.
    Doutoranda em Geografia. Tutora on line do Projeto Redefor e membro do GEDRA ( Grupo de Estudo Dinamica Regional e Agropecuária).
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Docente no Departamento de Geografia da UNESP de Presidente Prudente.
    Professora Doutora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Geografia, UNESP de Presidente Prudente. Coordenadora do GEDRA (Grupo Estudo Dinâmica Regional e Agropecuária).

Publicado

2013-08-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MOREIRA, Erika Vanessa; HESPANHOL, Rosangela Aparecida de Medeiros. LA RURALIDAD UBICADA EN LA AGRICULTURA EN PIEDADE Y PILAR DEL SUR-SP. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 280–314, 2013. DOI: 10.14393/RCT81617811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17811. Acesso em: 28 may. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>