Ciências e Saberes do Campo: a contribuição e o aproveitamento dos saberes científicos e populares no desenvolvimento das atividades relacionadas à Agroecologia

Autores

  • José Carlos Marinho da Silva Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) https://orcid.org/0009-0008-0683-6841
  • Onélia Carmem Rossetto Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195675801

Palavras-chave:

escolas do campo, Agroecologia, Educação Ambiental

Resumo

Oportunizar conhecimentos e saberes tradicionais, possibilita que práticas realizadas por nossos antepassados, não se percam mediante as grandes transformações da sociedade e do mundo globalizado. A disciplina implantada nas escolas do/no campo no estado de Mato Grosso, intitulada com “Ciência e Saberes do Campo”, tem por objetivo contribuir para a promoção vivências, discussão de valores e práticas camponesas realizadas na zona rural, durante anos, através de saberes populares. São realizadas durante as aulas de ciência e saberes do campo, produção agroecológica, economia solidária e técnicas orgânicas de produção e cultivo.

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Publicado

18.02.2025

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

SILVA, José Carlos Marinho da; ROSSETTO, Onélia Carmem. Ciências e Saberes do Campo: a contribuição e o aproveitamento dos saberes científicos e populares no desenvolvimento das atividades relacionadas à Agroecologia. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 56, p. 370–379, 2025. DOI: 10.14393/RCT195675801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/75801. Acesso em: 17 abr. 2025.

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