Bairros rurais e resistência: a formação das comunidades rurais no Oeste Paulista

Autores

  • Paulo Cesar Souza FCT - Unesp - Presidente Prudente
  • Antonio Nivaldo Hespanhol FCT - Unesp Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT51011956

Palavras-chave:

Bairros rurais, Sociabilidade, Desenvolvimento local, Grupos sociais, Agropecuária

Resumo

Com base no estudo do modo de vida caipira e na construção da sociabilidade rural foi efetuado o resgate do processo de (re)produção social da população dos bairros rurais do município de Martinópolis/SP. O recorte espacial selecionado para a investigação empírica foi a área situada ao norte do município de Martinópolis, Estado de São Paulo, e o período da análise se estendeu do final da década de 1930 até o ano de 2003. A construção da sociabilidade persistiu perante a expropriação da força de trabalho e dos meios de produção, com enfoque a dois tipos de resistência: simbólica e material. Os bairros rurais se constituem atualmente, unidades geográficas nas quais se sobressaem as relações de vizinhança, os costumes são comuns e há forte identidade com o meio rural. A eficácia simbólica está associada à construção, a manutenção das sociedades e a afirmação das identidades, por meio de ícones e símbolos que configuram, formalmente, a integração, a unidade e a existência social. A eficácia material se concretiza na permanência no meio rural com a manutenção da propriedade para uso da terra e a busca de alternativas e iniciativas que geram trabalho e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Souza, FCT - Unesp - Presidente Prudente

Cursou Licenciatura na FCT-Unesp em Presidente Prudente entre 1996-1999, vindo complementar Bacharelado no ano 2000. Ingressou no mestrado em março de 2002, concluindo em junho de 2004. Atualmente é doutorando na mesma instituição onde fez cursos anteiores e Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, ministra aulas em cursinhos.

Antonio Nivaldo Hespanhol, FCT - Unesp Presidente Prudente

Doutor pela Univesdidade Estadual Paulista - Unesp, Professor do Curso de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT - Unesp em Presidente Prudente / SP

Downloads

Publicado

08-09-2010

Como Citar

SOUZA, P. C.; HESPANHOL, A. N. Bairros rurais e resistência: a formação das comunidades rurais no Oeste Paulista . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 10 Ago., p. 168–193, 2010. DOI: 10.14393/RCT51011956. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11956. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)