A inteligência, seus usos e ocorrências nos projetos políticos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v18n2-2021-62902Palavras-chave:
Inteligência; Projeto político pedagógico; Corpora; Linguística de corpus.Resumo
O presente artigo visa discutir as definições atribuídas à inteligência no campo da Educação. Tal discussão é norteada pelos objetivos de pesquisa que integramos como bolsista de iniciação cientifica e orientadora, respectivamente voltados para investigação de definições do item lexical“inteligência”. Dessa forma, foram selecionados dez Projetos Políticos Pedagógicos (PPP)de dez instituições de educação básica públicas e/ou privadas do Estado do Rio de Janeiro, de âmbito federal, estadual e/ou municipal, voltadas para o atendimento a crianças sem e/ou com necessidades especiais. Á luz dos postulados da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2000) voltados, em especial, para descrição do léxico, organizamos e analisamos as oito ocorrências do item lexical“inteligência” encontradas em três dos dez PPPs abordados. De acordo com os resultados obtidos, é possível apontar para cinco tipos de definição de inteligência:(i) humana e individual e não emocional; (ii) humana, individual e emocional; (iii) humana, individual e espacial; (iv) humana e coletiva; (v) e não humana e artificial. Além disso, conclui-se que, embora os demais sete PPPs façam menção recorrente ao desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional dos alunos, não relacionam tal desenvolvimento por meio do item lexical “inteligência”.
Downloads
Referências
CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses. Acesso em: 01 out. 2020.
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CAMPOS. Projeto político-pedagógico. Rio de Janeiro: SEDUC/Colégio Estadual Francisco Campos.23p. 2020.
COLÉGIO HALLEY. Projeto político-pedagógico. Rio de Janeiro: Colégio Halley. 6p. n/d.
COLÉGIO PEDRO II - Projeto político-pedagógico institucional colégio pedro II 2017/2020.Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: MEC/Pró-reitora de Ensino. 2018. 550p. Disponível em: http://www.cp2.g12.br. Acesso em: 15 dez. 2020
CORPUS DO PORTUGUÊS. Disponível em: https://www.corpusdoportugues.org/now/ Acesso em: 28 jun. 2021.
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CAETANO DE OLIVEIRA. Projeto político-pedagógico sustentabilidade com qualidade de vida. Rio de Janeiro: SME/Escola Municipal Luiz Caetano de Oliveira. 2010.11p.
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CAETANO DE OLIVEIRA. Projeto político pedagógico é lendo que se aprende. Rio de Janeiro: SME/Escola Municipal Luiz Caetano de Oliveira. 2016.16p.
ESCOLA MUNICIPAL JORNALISTA ASSIS CHATEAUBRIAND. A ética simplificada do cotidiano: Um projeto político pedagógico embasado no poder da escola como metáfora concreta da exceção da cidadania na vida real. Rio de Janeiro: SME/Coordenação Pedagógica/Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand. 2015.17p.
FREIRE, Paulo. 1989 A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes médicas Sul,1994, p.132.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Projeto de reformulação e construção do ppp-ded ibc. Rio de janeiro: MEC/Instituto Benjamin Constant/Departamento de Educação. 212p.Disponível em: http://www.ibc.gov.br. Acesso em 15 dez.2020
INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA. Projeto político-pedagógico. Rio de Janeiro: UERJ/Centro de Educação e Humanidades/Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. 2013. p.500p.Disponível em: http://www.cap.uerj.br. Acesso em: 15 dez. 2020.
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Projeto político-pedagógico do curso técnico em administração integrado ao ensino médio. Santo Antônio de Pádua: MEC/Secretária de Educação Profissional e Tecnológica/Instituto Federal Fluminense. 2019. 204p.Disponível em: https://portal1.iff.edu.br. Acesso em: 15 dez. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS. Projeto político-pedagógico do colégio de educação. Rio de Janeiro: MEC/Instituto Nacional de Educação dos Surdos/Departamento de Educação Básica. 2011. 93p.Disponível em: https://www.ines.gov.br. Acesso:15 dez. 2020.
LEUNER, Hanskare. Emotional intelligence and emancipation. Praxis der kinderpsychologie und kinderpsychiatrie, 1966.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34 Letras, 1998.
PFEIFER, Rolf; BONGARD, Josh. How the body shapes the way, we think: a new view of intelligence. Cambridge, Massachusetts Londres, Inglaterra: MIT Press. 2007
SARDINHA, Tony B. Linguística de corpus: histórico e problemática, PUC-SP, D.E.L.T.A, v.16, n 2, 2000. p.323- 367
SINCLAIR, John. Corpus, concordance, collocation. Oxford: OxfordUniversity Press, 1991.
VEIGA, Ilma P.A et al. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.