Orientalismos na Literatura Brasileira Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v18n1-2021-59441Palavras-chave:
Japão, Literatura, Migração, AlteridadeResumo
A literatura brasileira contemporânea tem voltado sua atenção à história, à memória e ao legado deixado pelo imigrante no Brasil. Apesar de a questão da imigração japonesa no Brasil ter tido, por durante muitos anos, pouco destaque na literatura brasileira, pode-se perceber uma presença notável de obras relacionadas ao Japão na literatura atual, as quais abordam tanto a dimensão histórica da imigração japonesa quanto a questão da alteridade do indivíduo migrante. É o caso dos romances Nihonjin, O sol se põe em São Paulo, Rakushisha e O único final feliz para uma história de amor é um acidente. Dentre as referidas obras, apenas Nihonjin é escrito por um descendente de japonês, enquanto as outras são de autores que não possuem laços sanguíneos diretos com o Japão, mas que, de alguma forma, possuem interesse na cultura japonesa. A partir do exposto, o presente artigo propõe-se a analisar como cada uma dessas obras observa o oriente, dialoga com a migração e expõe a questão do outro, refletindo a cultura oriental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.