O poder visual das cores no cinema: a construção da narrativa emocional em O Palhaço (2011), de Selton Mello
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-80400Palabras clave:
Psicologia das cores, Estética Cinematográfica, CorResumen
A pesquisa se desenvolveu a partir do filme brasileiro O Palhaço (2011), de Selton Mello, utilizando a análise de imagem fílmica como abordagem metodológica. Essa análise foi fundamentada em estudos sobre a imagem cinematográfica de Jacques Aumont e, com foco na visualidade e construção estética, enfatiza as escolhas cromáticas presentes ao longo do filme, comparando a paleta de cores das cenas com os acordes cromáticos propostos pelos estudos de Eva Heller sobre psicologia das cores. O objetivo foi investigar de que forma as cores presentes nas cenas impactam na construção da narrativa emocional do filme. Destaca-se como as escolhas cromáticas evidenciam a dualidade vivida pelo personagem, entre as cores saturadas e vibrantes do universo circense e as tonalidades dessaturadas e apagadas da vida fora da tenda. Ao abordar a colorimetria como um estudo essencial na construção visual da história, intensifica-se a proposta reflexiva do filme. O estudo visa contribuir para uma análise crítica dos elementos das artes visuais no cinema. Ao final da pesquisa, concluiu-se que as escolhas cromáticas utilizadas na construção do filme contribuem para a ampliação da compreensão dos aspectos emocionais e psicológicos da obra. Reafirma-se, assim, o papel da cor como dispositivo narrativo e simbólico na linguagem cinematográfica contemporânea.
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