Uma análise dialógica dos títulos das canções Déjenme Llorar e Ahí donde me ven
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-80276Palabras clave:
Análise Dialógica do Discurso, Cotejo de textos, Letras de canção mexicanas, Música ranchera e indie-popResumen
Neste trabalho, analisamos o gênero do discurso letra de canção e, para isso, utilizamos os títulos de duas letras de canção mexicanas: Déjenme llorar do gênero musical indie-pop, e Ahí donde me ven do gênero musical ranchera, a partir das noções de diálogo e enunciado desenvolvidas pelo Círculo de Bakhtin. Portanto, nossos objetivos são examinar o gênero do discurso letra de canção sob uma perspectiva dialógica, com foco em canções que abordam a desilusão amorosa; descrever como o diálogo se estabelece entre o enunciador, o destinatário e as demais vozes presentes nos enunciados; e, comparar as letras. Na metodologia, utilizamos o cotejo de textos, comparando as letras das canções, para observar como se relacionam, destacar semelhanças, diferenças e novas interpretações que possam surgir da relação dialógica estabelecida entre elas. Entre os resultados alcançados sobre como as enunciadoras constroem sua imagem em cada caso, apontamos estratégias discursivas utilizadas para expressar emoções e estabelecer diálogos com o outro materializado nas próprias letras. Além disso, conseguimos identificar as possíveis vozes presentes nas letras de canção, tanto internamente (o diálogo entre as enunciadoras e seus interlocutores, mesmo que em um dos casos estes estejam pouco marcados), quanto externamente (o diálogo com os destinatários dessas letras, ou seja, o público). Além dos resultados destacados, esperamos (re)confirmar que o gênero letra de canção funciona como espaço dialógico de construção de sentidos, em que as enunciadoras das letras recortadas para análise comunicam sua dor e dialogam com os destinatários e outras possíveis vozes, ressignificando a desilusão amorosa.
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