Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v20n1-2023-69438Palavras-chave:
Educação Física, currículo cultural, Prática pedagógicaResumo
Esta resenha apresenta as ideias principais dos autores que compõem esse livro, organizado por Marcos Garcia Neira. O foco do livro é o currículo cultural da Educação Física. O currículo cultural da Educação Física toma como central a produção do sujeito por meio de dispositivos/práticas historicamente constituídos, ou seja, sua centralidade está na cultura. Diante das leituras apresentadas nos capítulos do livro, conclui-se que o conhecer-se implica em compreender as concepções que constituem o “si”, compreensões de mundo, de sociedade, de família, de infância, de trabalho, de corpo entre outras. No entanto, ser um sujeito de experiências, construir a experiência de si, pressupõe localizar essas questões e as transformar, de forma a melhor conduzir um ser sujeito, permitindo, também, que o outro produza sua própria forma de se conduzir, afirmando assim configurações de existir. De acordo com as discussões abordadas no corpo do livro, o currículo adota a cultura corporal como objeto de estudo. Assim, o currículo cultural na Educação Física defende uma Educação Corporal Democrática, a partir da diversidade de conteúdos e promovendo a vivência, a ressignificação, o aprofundamento e a ampliação das práticas corporais e dos discursos embutidos nessas práticas.
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Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física / Organizado por Marcos Garcia Neira e Mário Luiz Ferrari Nunes. -- São Paulo: FEUSP, 2022.
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