Década de 1890

a representação da formação da sociedade brasileira a partir de três distintas obras literárias da época

Autores

  • Ester Naiá Ferreira Melo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v19n1-2022-64883

Palavras-chave:

Sociedade brasileira; Dom Casmurro; O cortiço; Contos amazônicos.

Resumo

A década de 1890 foi de grande relevância literária e social. Visto que, foi um momento de publicação de grandes obras literárias e do reconhecimento de dois movimentos literários, o realismo e o naturalismo. Durante esse período foram publicadas três obras, que serão analisadas neste artigo, sendo elas Dom Casmurro, O cortiço e Contos Amazônicos. A partir delas se busca entender suas semelhanças e diferenças em relação à formação da sociedade brasileira. Para esta pesquisa foram utilizados grandes estudiosos da literatura brasileira, como Antônio Cândido e Roberto Schwarz. Assim, é necessário também utilizar dessas fontes para analisar a formação identitária brasileira para além de uma perspectiva central de Brasil, buscando comparar tais análises com duas diferentes regiões do país, o Sudeste e o Norte. Desse modo, podemos entender o processo de semelhança dessa identidade de brasileiros e também os mecanismos que distinguem essa noção única identitária que é reproduzida até hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Gabriel A. S. de. Processo formativo e autoral em Inglês de Sousa. Revista Cerrados. 2020.

ASSIS, Machado de. Dom Casmuro. 8° ed. São Paulo: Martin Claret, 2010.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 8° ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.

CÂNDIDO, Antônio. De cortiço a cortiço. In: CÂNDIDO, Antônio. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre azul, 2004.

SCHWARZ, Roberto. A poesia envenenada de Dom Casmurro. In: SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Companhia da Letras, 1997, p. 7-42.

SOUSA, Inglês de. 1853-1918. Contos amazônicos. 3° ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.

Downloads

Publicado

15.11.2022