Um paralelo entre a representação da infância e os ritos de passagem em “Restos de carnaval”, de Clarice Lispector, e “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v17n1-2020-56343Resumo
O presente artigo se propõe a analisar a representação da infância, a partir da figura da criança como protagonista, e a ocorrência de ritos de passagem nas obras de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Pretende-se traçar um paralelo entre os contos “Restos de carnaval”, de Lispector, e “As margens da alegria”, de Rosa, analisando os aspectos estruturais do enredo a fim de comparar a forma como ambos os contos abordam as transformações da infância. A ingenuidade diante de um símbolo é um marco inicial de um ciclo nas duas narrativas, e, quando confrontada, gera uma modificação em toda a atmosfera dos contos e nas percepções das personagens sobre a vida. O final das narrações é marcado pelo surgimento de um novo símbolo que revive a esperança nas crianças, marcando o início de um novo ciclo. As duas narrativas se assemelham tanto nos aspectos estruturais da narração quanto nos sentimentos resultantes dos acontecimentos ao longo do enredo.
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