Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-932Palavras-chave:
Avaliação de processo seletivo, Mestrado, Pós-graduaçãoResumo
Um Programa de Mestrado instaura-se em torno de várias práticas pedagógicas, algumas delas específicas à pós-graduação (por exemplo: orientação, exame de qualificação, etc), que visam, em última análise à formação científica de seus alunos. Dentre as várias práticas pedagógicas, o processo de seleção dos candidatos torna-se elemento importante na determinação dos rumos do mesmo Programa. Afinal, são os pós-graduandos que corporificarão, produtiva e reprodutivamente, mas de modo concreto, os ideais científicos de uma comunidade acadêmica, possibilitando e realizando a sua própria existência.
A relevância do processo seletivo e o estudo da demanda ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (PMEB/UFU) ocupam espaço significativo nas discussões que se têm procedido para um caminhar mais seguro e mais consciente dos próprios passos institucionais a serem assumidos, enfim, para a tomada de decisões quanto à identidade e direção deste Mestrado em Educação no Triângulo Mineiro, visto como pólo regional das instituições federais de ensino superior mineiras.
Assim, está em desenvolvimento desde setembro de 1995 a pesquisa intitulada "Avaliação do processo seletivo e da origem e produção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia", cujos resultados parciais sobre o perfil dos candidatos para a turma de 1996 serão apresentados e discutidos nesta oportunidade.
Palavras-chave: Avaliação de processo seletivo; Mestrado; Pós-graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltran, Wenceslau Gonçalves Neto, Fernando Marson
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.