Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-931

Palavras-chave:

Antropologia, Perfis de homem, Formas de conhecimento, Reflexão pedagógica

Resumo

Este ensaio busca fornecer subsídios antropológicos e epistemológicos imprescindíveis à introdução do debate pedagógico. Para tal, buscaremos a descrição dos perfis de homem e das formas de conhecimento hegemónicos nos diversos modos de produção, ao longo da história do Ocidente.

Acreditamos que estes produtos históricos, aqui apresentados de forma didática, constituíram-se a partir das necessidades concretas dos indivíduos, na luta pela subsistência, em períodos históricos específicos. Entretanto, esta alteridade não significa que um perfil de homem e uma forma de conhecimento ficaram circunscritos ao seu tempo de origem.

Pelo contrário, não raro, somos hoje surpreendidos por atitudes ou comportamentos influenciados pelas diversas concepções de homem e pelas muitas formas de conhecimento, num mesmo dia, por exemplo. No cotidiano escolar, como ilustração, ora revelamos conceitos de disciplina, metodologia ou poder inspirados nos mitos, ora os problematizamos sensíveis às suas contradições históricas, ou mesmo, exibirmos exigências técnico-cientificistas em torno destes temas. Ou seja, se por um lado acreditamos que gênese destes produtos históricos obedeceu a uma evolução, por outro, há uma manifestação sincrônica dos mesmos, nas mais diversas relações sociais entre os indivíduos.

Palavras-chave: Antropologia; Perfis de homem; Formas de conhecimento; Reflexão pedagógica.

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Biografia do Autor

Sérgio Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação Brasileira e Professor de Filosofia da Educação UFG/CAC.

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Publicado

2008-10-15

Como Citar

DA SILVA, S. P. Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 169–184, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-931. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931. Acesso em: 22 jul. 2024.