A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores
será este o real conteúdo que a escola quer ensinar?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-795Palavras-chave:
Cidadania, Escolas, BrasileirosResumo
A presente pesquisa contempla o olhar do adolescente e do professor acerca do cotidiano da escola, buscando captar seus bastidores, não somente o declarado, mas o feito ou o não-feito. Atráves da Análise de Discurso e do aporte da construção da subjetividade em Guattari, proura detectar o envolvimento de jovens e de professores do Rio Grande do Sul/Brasil, com a escola e com seu destino, trabalhando seus desejos, imagiários/expectativas e realidades/possibilidades. Os dados vêm evidenciando um voltar-se do adolescente para dimensões de humanidade e de "um fazer-se cidadão", um sujeito, uma subjetividade socioindividualmente construída, embora em manifestações de professores e alunos emerjam situações aparentemente contráditórias ou em oposição supostamente irredutíveis. Mesmo que a escola, como um todo não responda a expectativas dos adolescentes, embora possa fazê-los em fragmentos ou em pequenos nichos, há um clamor - de direito e de fato - em ser ouvido, na busca de uma real ação intersubjetiva entre os que militam nesse espaço sociopedagógico, de modo que tais agenciamentos permitam pensar a possibilidade de construção da autonomia e da subjetividade social em um sujeito engajado no seu espaço-tempo presente/futuro.
ABSTRACT:
The present research focuses on the adolescent and teachers' point of view on schools quotidian. Through the speech analysis and the Guattari's subjectivity construction, allows the detection of young people's and teacher's involvement with school and their destiny, working on their wishes, expectations, realities and possibilities. The available data are showing that adolescents and teachers are turning themselves to dimensions of humanity, a subjectivity socially and individually constructed, even with aparently contradictory situations. Although the school itself desconsiders these expectations, there is a wish to be listened and considered, in the search of a real action among those who work in this sociopedagogical space, permitting to think about the autonomy construction, the heterogenesis, the creation of new spaces and times, and the social subjectivity.
Downloads
Referências
BENEVIDES, Maria Vitoria de Mesquita. Cidadania e Democracia. Lua Nova. Revista de Cultura e Política. São Paulo: CEDEC, n. 33:4-37, 1994. https://doi.org/10.1590/S0102-64451994000200002
BOGOMOLETZ, David. Crise da cidadania, paroxismo da individualidade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 100: 31-52, jan/mai, 1990.
CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e culturas. Rio de Janeiro: Tecnologia
Educacional. 22 (125): 23-28 jul/ago, 1995. https://doi.org/10.1080/03060497.1995.11085493
COLLA, Anamaria Lopes e outros. O inferno astral de professores e alunos. In: MEDEIROS, Marilú Fontoura de, COLLA, Anamaria Lopes e OLIVEIRA, Leunice Martins de. Pesquisa intitulada "Subjetividade, cidadania e qualidade de vida: o olhar do adolescente e do professor e o cotidiano da escola. Porto Alegre: PPGEducação, PUCRS, 1996.
HELFER, Carmen Lucia de L. e outros. A escola submersa: uma perspectiva amparada no estudo da subjetividade. In.: MEDEIROS, Marilú Fontoura de, COLLA, Anamaria Lopes e OLIVEIRA, Leunice Martins de. Pesquisa intitulada "Subjetividade, cidadania e qualidade de vida: o olhar do adolescente e do professor e o cotidiano da escola. Porto Alegre: PPGEducação, PUCRS, 1996.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolítica. Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Guattari na PUC. Cadernos de Subjetividade. São Paulo: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos pós Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. 1, n1, 1993. p.9-28.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Caosmose - um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. e DELEUZE, Gilles. Mil platos. Capitalismo e esquizofrenia. Vol.1, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Mil platos, capitalismo e esquizofrenia. Vol 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
GUATTARI, Félix. O novo paradigma estético. O novo paradigma estético. In.: Schnitman, Dora (org.) Paradigmas, cultura e subjetividade Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
KEIL, Ivete M. Dramática: uma perspectiva ética e estética no trabalho escolar. Porto Alegre: Revista do GEEMPA, 4(91-97), 1996.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de, RIBEIRO, Eros e KRONBAUER, Ruth Ignácio. Educação ambiental: Uma visão crítica da educação ambiental ou só uma nova roupagem ideológica. Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, 7(1 e 2): 113-126, 1994.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
ROLNIK, Suely. Cidadania e alteridade. Porto Alegre: Usina do Gasômetro, SMEC, Oficina, 1992 (mimeo).
ROLNIK, Suely. Cidadania e alteridade. In.: SPINK, Mary(org.) A cidadania em construção,uma reflexão interdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994.
ROLNIK, Suely. Guerra de género ou guerra ao gênero, s/d. (mimeo).
OLIVEIRA, Leunice Martins de e outros. Outros modos de pensar o tempo e o espaço. In.: MEDEIROS, Marilú Fontoura de, COLLA, Anamaria Lopes e OLIVEIRA, Leunice Martins de. Pesquisa intitulada "Subjetividade, cidadania e qualidade de vida: o olhar do adolescente e do professor e o cotidiano da escola. Porto Alegre: PPGEducação, PUCRS, 1996.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de. Eixos emergentes na proposta habermasiana e a possibilidade da ação pedagógica crítica e reflexiva. Educação e Filosofia. Uberlândia: UFUb, 8(15):49-65, jan./jun., 1994.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de. Paradigma de avaliação emancipatória e ação supervisora: cidadania e espaço público. Educação. Porto Alegre: ano XVIII, 29: 7-30, 1995.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de. Esfera pública, soberania e construção da cidadania. Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 22, n. p., 1998 (no prelo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marilú Fontoura de Medeiros, Anamaria Lopes Colla, Carmem Lúcia Lima, Leunice Martins de Oliveira, Fernanda de Medeiros, Lenôra de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.