FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-749Palavras-chave:
Educação, Ensino de História, Formação de ProfessoresResumo
Trata-se de uma obra valorosa, importante contribuição da professora e pesquisadora, portuguesa, Margarida Louro Felgueiras. Nos últimos anos, os acadêmicos brasileiros tiveram a oportunidade de contar com participação ativa da pesquisadora em debates acerca do ensino de História, da formação de professores e metodologias de ensino.
Como verdadeira militante da causa do ensino e da educação, a autora tem como ponto de partida a escassez de investigação, de estudos e obras na área de metodologias de ensino em Portugal. Tal carência, existente também no Brasil, é, para a autora, a raiz da problemática metodológica vivenciada quotidianamente pelos professores: o que, como, a quem e para que ensinar.
Diante deste quadro, a obra tem como objetivos buscar respostas para as seguintes questões: “haverá, de facto, algo de específico no ensino-aprendizagem da História? Poder-se-ão estabelecer normas ou critérios metodológicos que norteiem o professor de História no decurso da sua atividade docente? Como chegar à sua elaboração? Que contributo se poderá extrair da epistemologia da História?” (p.21) [...]
Palavras-chave: Educação; Ensino de História; Formação de Professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.