A instabilidade da universidade vista à partir das contradições de suas crises
crise da hegemonia, crise de legitimidade e crise institucional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-717Palavras-chave:
hegemonia, legitimidade, Universidade, crise instituiconalResumo
Abstract: The article shows the crisis that the University is going through, form three angles of analysis: the “hegemony” crisis, as loss of the university power regarding to the society; the “legitimity” crisis, as loss of the society belief in the solvability character of the institution; and the institutional itself, when, due to the lacks above refered, there is a social request for modifying the structure models of this institution.
Key-Words: Hegemony, Legitimity, University: Institutional crisis.
Resumo: O texto mostra a crise pela qual passa a universidade sob os três ângulos de análise: a crise de hegemonia, como perda de poder da universidade com a sociedade; da legitimidade, como perda da crença da sociedade no caráter solucionador da instituição; e da instituição em si, quando, em virtude das falências acima citadas, há pressão social por modificar os modelos estruturais desta instituição.
Palavras-chave: Hegemonia; Legitimidade; Universidade: crise institucional.
Downloads
Referências
CUNHA, Luís Antônio. Qual universidade? São Paulo: Cortez, 1989.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FORQUIN, Claude. Escola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. São Paulo: Graal, 1989.
________. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu. (org.) Teoria educacional em tempos modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SOUZA, Maria Inês Salgado de. Educação e Poder: a nova ordem mundial e seus reflexos na educação- possibilidades e alternativas. Universidade e Sociedade, São Paulo, v. 4, n. 6. P. 107-5, fev., 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marilúcia de Menezes Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.