Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar

uma questão para a universidade

Autores

  • Mara Rúbia Alves Veríssimo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-716

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Universidade

Resumo

Abstract: This paper analyses the change of the paradigm in the social epistemological and pedagogic field concerning the modern model of disciplines, for which a great contribution has been made by the University and specially by the Human and Social Sciences. From the historical perspective, indicators have been drawn of the urgency to crate a pos-modern interdisciplinary paradigm, since it reveled the anachronism in Education and the University, in the face of current social and cultural configurations on spite of prevailing neoliberalism tendencies.

 

Resumo: Este trabalho analisa a mudança paradigmática no âmbito social, epistemológico e pedagógico, relativamente ao modelo moderno de disciplinarização, para o qual contribuíram a universidade e as Ciências Humanas e Sociais. A partir de uma perspectiva histórica desde processo, delineamos indicadores da emergência de um paradigma interdisciplinar pós-moderno, que tem revelado o anacronismo da educação e da universidade frente as atuais conformações socioculturais, a despeito da vertente dominante do neoliberalismo.

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Universidade.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Alves Veríssimo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2008-08-21

Como Citar

VERÍSSIMO, M. R. A. Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 105–127, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-716. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716. Acesso em: 22 jul. 2024.