REMAUD, Olivier. Michelet, la magistrature de l' histoire Paris: Éditions Michalon, 1998
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-707Palavras-chave:
Filosofias humanista e moderna, Filosofia da História, Revolução francesaResumo
Olivier Remaud é Professor e Pesquisador da Université de Tours - França, dedica-se ao estudo das filosofias humanista e moderna, com ênfase para a Filosofia da História. Este livro oferece uma nova abordagem da obra do historiador francês Jules Michelet (1798-1874), personagem central para o desenvolvimento da moderna historiografia francesa do século XX. Aqui a história é a referência para a elucidação da filosofia do direito, situando Michelet entre os proeminentes continuadores do pensamento político Iluminista.
Dividido em três partes, o livro discute o binômio direito e poder, partindo da filosofia moderna do direito até alcançar os desdobramentos políticos da Revolução Francesa de 1789. Na introdução o Autor chama a atenção para as peculiaridades da filosofia da época, dominada pela ideia de progresso, diz Remaud: "O pensamento de Michelet nos traz de novo, de maneira muito natural, o velho fantasma de uma filosofia do progresso e os seus conteúdos de justiça imanente ao curso da história" (p. 11). Percorrendo às obras mais significativas de Michelet, em especial a Histoire dela revolution française, fica evidente o significado específico que a ideia de progresso teve para este historiador: o movimento progressivo da história indica que "a justiça jamais se realiza completamente" (p. 15); a tarefa da história, entendida como a realização da justiça, permite a revisão da filosofia do progresso, e neste ponto é indispensável a reflexão sobre o direito. [...]
Palavras-chave: Filosofias humanista e moderna; Filosofia da História; Revolução francesa.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Humberto Aparecido de Oliveira Guido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.